Trânsito

Uso de energia solar em semáforos agora é lei em Porto Alegre

Presidente da Câmara Municipal promulgou nesta sexta-feira projeto que havia sido vetado pelo Executivo

  • Ideia é aproveitar energia do sol para alimentar sinaleiras
    Energia solar em semáforos, contudo, dependerá de avaliação técnica
  • Vereador Cassio Trogildo, presidente da Câmara, na tribuna.
    Vereador Cássio Trogildo no plenário da Câmara Municipal (Foto: Andielli Silveira/CMPA)
Foi promulgado na manhã desta sexta-feira (29/9), pelo presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Cássio Trogildo (PTB), projeto de lei que determina o uso preferencial de energia solar em semáforos de cruzamento da Capital. O projeto, que havia sido vetado pelo Poder Executivo, após sua aprovação pelo plenário, é de autoria do próprio vereador Cássio.

Aprovado em maio, o projeto foi vetado pelo Executivo no mês de junho. Na apreciação do veto, ocorrida no começo de setembro, o plenário da Câmara Municipal confirmou a aprovação da proposta, derrubando o veto. Como o prefeito não se manifestou no tempo legal para a sanção, coube ao presidente da Casa fazer a promulgação da nova lei.

Células

Conforme o texto que passa agora a vigorar como lei, as sinaleiras deverão ser dotadas de células fotovoltaicas para a conversão de energia solar em energia elétrica, a ser armazenada em baterias próprias para essa finalidade. A utilização da energia solar, contudo, dependerá de comprovação da existência de condições técnicas e de viabilidade econômica para sua execução.

Na apresentação de sua proposta, Cássio explicou que um dos objetivos para adoção da energia solar nos semáforos “seria estimular a reflexão sobre a matriz energética brasileira, que despreza a imensa vantagem de nosso país, que é o seu alto grau de exposição à luz solar”. Ainda conforme o vereador, o uso deste tipo de energia contribui para a preservação do meio ambiente.

Texto e edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)