Sessão Solene

Valmir Mendonça recebe Diploma Honra ao Mérito

Sessão Solene de outorga de diploma de Honra ao Mérito a Valmir Coelho Mendonça. Na foto, o homenageado com o vereador Rodrigo Maroni e o diretor-geral do Detran, Paulo Roberto Kopschina
Valmir Mendonça (e) recebe o diploma entregue pelo vereador Rodrigo Maroni (c) (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre, em sessão solene realizada no plenário Otávio Rocha, na tarde desta terça-feira (22/5), concedeu o Diploma Honra ao Mérito a Valmir Coelho Mendonça, sócio proprietário do Centro de Formação de Condutores (CFC) Centauro. A sessão, que foi proposta e presidida pelo vereador Rodrigo Maroni (Pode), teve a presença do diretor geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Paulo Roberto Kopschina.

O vereador reiterou que o comprometimento de seu mandato é com a defesa pelos direitos dos animais. Todavia, considera que também é importante que se reconheçam iniciativas que promovam todas as vidas. “Conheci Valmir recentemente, por meio do João Lopes, indo na Antônio de Carvalho e vendo seu trabalho. Percebi o cuidado e a atenção que ele tem com relação à segurança para as pessoas interessadas em aprender a dirigir. Deu início à operação de seu CFC em 1997, tendo ligação direta com a formação de aproximadamente 2 mil condutores. Ele também é um protetor - eu dos animais, ele do trânsito”, complementou.

Maroni recordou que a atuação do poder público também é um aspecto fundamental para que se melhore a segurança no trânsito. Demonstrou apoio à existência de legislação apropriada, balada segura e educação. “Lembro que, com minha primeira moto, ainda na adolescência, capacete e segurança eram acessórios. Conheço inúmeros colegas da juventude que perderam a vida por acidentes de trânsito. Quantas mortes teremos ainda por desrespeito à lei?”, ponderou.

Valmir Mendonça destacou que as inovações trazidas pelo Detran, com a reformulações das autoescolas, reforçou a responsabilidade social de se formar condutores conscientes. Afirmou que “é uma responsabilidade imensa e extremamente complexa. É uma educação que envolve diversas faixas etárias. Ensinar a dirigir é fácil, mas ensinar a ser um motorista no trânsito é muito mais que isso: É conscientizar sobre as consequências de seus atos. Envolve o desenvolvimento do ser humano”.

Texto: Alex Marchand (estagiário de jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)