Sessão especial

Valter Nagelstein se despede da presidência da Câmara

O discurso foi feito na sessão de posse da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal.

Sessão Especial de posse da Mesa Diretora 2019.
Nagelstein lembrou realizações em 2018 e saudou a nova Mesa (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

Ao ocupar a tribuna do Plenário Otávio Rocha na Câmara Municipal de Porto Alegre, durante a sessão de posse da nova Mesa Diretora na tarde desta quinta-feira (3/1), o vereador Valter Nagelstein (MDB) destacou ter sido uma honra presidir o parlamento da Capital em 2018. Destacando os 245 anos de história da Câmara, que representa os 1,5 milhão de habitantes da Capital, Nagelstein afirmou: “Persegui os propósitos manifestados na minha posse e creio que, em sua maioria, os realizei. Busquei a austeridade, a eficiência, a transparência e o diálogo. Fui firme quando exigido, mas procurei sempre ser flexível”.

Disse também entregar a sua sucessora o comando do parlamento com a certeza de que agiu sempre com a dignidade e o decoro que a função exige e que buscou dar à presidência o tamanho que julgou adequado. “Na parte administrativa, rompemos paradigmas, legamos à cidadania de Porto Alegre o processo eletrônico, que representou uma economia de R$ 1 milhão por ano, com uma inestimável agilização dos trâmites burocráticos e transparência total. Hoje tudo pode ser visto na internet.”

O ex-presidente elencou ainda suas principais ações enquanto gestor da Câmara, trazendo a inovação: doação de 50% da frota dos veículos; realização de audiências públicas nos bairros para mobilizar a sociedade para segurança pública; realização, através da Escola do Legislativo, do Seminário Internacional “Um Pacto pela Segurança”, com renomadas autoridades, no mês de julho; e visitas in loco para conhecer os problemas da cidade, com cobranças e soluções alcançadas. “Também apontamos caminhos para o futuro com a inédita sessão legislativa a bordo do catamarã e do Cisne Branco, clamando por transporte hidroviário em Porto Alegre. Temos uma hidrovia pronta, assim como uma orla que, enfim, foi redescoberta e que, através do meu mandato parlamentar, tive a felicidade de dar o nome de Orla Moacyr Scliar.”

Nagelstein mencionou também as atividades promovidas em parceria com o Memorial da Casa, as exposições pelo Dia da Vitória e a realização do XXII Salão de Artes Plásticas, bem como o Projeto Porto Alegre na História e a ópera rock sobre a Revolução Farroupilha, com a oportunidade de levar mais de mil crianças ao Theatro São Pedro para ver o musical de forma gratuita. Também mencionou o ineditismo da implementação de uma Usina de Energia Solar na Câmara, que hoje representa 30% de economia em energia elétrica, equivalendo a todo o consumo dos gabinetes parlamentares, além da política de separação completa dos resíduos, a reforma do restaurante, o novo centro de convivência e o futuro CTG, "obras que ficam como legado". 

O ex-presidente destacou ainda os acordos feitos com o colégio de líderes e que viabilizaram a agenda de votações importantes para cidade. Agradecendo o apoio de todos os vereadores e ressaltando que eventuais discordâncias são normais entre parlamentares, Nagelstein anunciou a economia, "pelo esforço de todos e pelas medidas de gestão", de R$ 35 milhões, durante 2018, que puderam ser devolvidos pela Câmara aos cofres municipais.

“Nada se faz sozinho, agradeço à minha bancada pela indicação, aos colegas vereadores por minha eleição, à mesa diretora, aos meus diretores pelo apoio, ao meu gabinete e a cada um dos servidores desta casa, que, se pudesse, nominaria a cada um. Por tudo isso me sinto agradecido." 

Ao final do discurso, o vereador prestou homenagem ao seu pai, Mathias Nagesltein, falecido no ano passado. “Ter vida pública foi um sonho que sonhei junto com meu pai e sinto demais a ausência dele neste momento. Mas me espelho na figura de Mathias Nagelstein, um homem forte e justo. 2018 não foi um ano fácil, mas saio com a convicção que estou preparado para novos desafios. Mas não faria com tanto amor não fosse o amor que recebo da minha família, meu porto seguro. A Porto Alegre quero continuar dedicando o melhor de mim.”

Texto: Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)