Projetos

Vereador defende uso de canudos plásticos em locais com coleta seletiva

Projeto de Ricardo Gomes altera proposta aprovada pela Câmara Municipal em dezembro de 2018

  • Carrinheiros pelas ruas de Porto Alegre (carrinho de supermercado). Em destaque Av. Voluntários da Pátria.  Trânsito da cidade. Reciclagem de lixo
    Proposta aposta no trabalho de reciclagem do lixo urbano (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)
  • Movimentações de plenário. Na foto,o vereador Ricardo Gomes
    Vereador Ricardo Gomes na tribuna do Plenário Otávio Rocha (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

Estabelecimentos que possuam contrato com empresa especializada na coleta seletiva e na destinação de resíduos ou que se encontrem em logradouros atendidos pela coleta seletiva de resíduos em Porto Alegre terão a permissão de distribuição ou de venda de canudos flexíveis plásticos descartáveis. Projeto de lei com esse objetivo, apresentado pelo vereador Ricardo Gomes (PP), está em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre.

Em 20 de dezembro de 2018 o plenário do Legislativo da capital aprovou prooposta do vereador Marcelo Sgarbossa (PT) proibindo a distribuição e venda de canudos plásticos flexíveis utilizados para ingestão de alimentos líquidos em restaurantes, bares, lanchonetes, quiosques, ambulantes e similares na capital gaúcha. Como lei, este projeto foi sancionado pelo Executivo no final de janeiro deste ano, passando a vigorar desde então.

A proposta de Ricardo Gomes faculta o uso e a venda desse material, desde que haja a coleta seletiva. Ao apresentar seu texto, ele afirma que a proibição nunca foi a solução em questões ligadas ao consumo. “Ainda mais quando estamos falando de um objeto cujo uso adequado é benéfico e que, se adequadamente descartado, jamais chegará a tornar-se poluição marinha”, afirma. A proposição, explica ainda o vereador, “pretende atender os fins da lei originalmente aprovada, reorientando-a à atenção com a coleta e o descarte dos resíduos”.

Texto e edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)

Tópicos:Canudos DescartáveisLixo UrbanoColeta SeletivaCanudinhos PlásticosCanudos Flexíveis