Projetos

Vereador propõe ampliar testes de triagem neonatal

  • Projeto de exame em bebês
    Proposta amplia previsão de exames a serem realizados em recém-nascidos (Foto Arquivo CMPA) (Foto: Cristine Rochol/PMPA)
  • Prevenção do câncer de mama. Na foto, vereador Márcio BIns Ely.
    Vereador Bins Ely na tribuna do plenário Otávio Rocha (Foto: Débora Ercolani/CMPA)

Tramita na Câmara Municipal substitutivo a projeto que assegura às crianças nascidas nos hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde no Município de Porto Alegre o direito à realização do Teste de Triagem Neonatal na modalidade ampliada. A proposta do vereador Márcio Bins Ely (PDT) define que os exames serão realizados na alta hospitalar do recém-nascido, independentemente de sua condição de saúde.

De acordo com o projeto, englobam a modalidade ampliada exames para detecção fenilcetonúria e outras aminoacidopatias/acilcarnitinas e acidemias orgânicas; hipotireoidismo congênito; anemia falciforme e outras hemoglobinopatias; deficiência de biotinidase; fibrose cística; hiperplasia adrenal; galactosemia; deficiência de glicose-6-fosfato desidrogenase (G6PD); toxoplasmose congênita; doenças lisossômicas; e imunodeficiência combinada grave (SCID). Os resultados deverão ser entregues aos pais ou responsáveis em prazo máximo de 15 dias, a contar da coleta.

De acordo com Bins Ely, a incorporação à Triagem Neonatal Ampliada de outras doenças tratáveis, visa possibilitar o diagnóstico e tratamento precoces e, assim prevenir e reduzir a morbimortalidade provocada pelas patologias triadas.

Texto

Milton Gerson (reg.prof. 6539)

Edição

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)