Plenário

Vereador quer incluir cooperativismo como conteúdo escolar

Movimentação de plenário. Na foto, o vereador Márcio Bins Ely.
Vereador Márcio Bins Ely (PDT) (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

Tramita na Câmara Municipal de Porto Alegre projeto de lei do vereador Márcio Bins Ely (PDT) incluindo o conteúdo sobre cooperativismo nas disciplinas ministradas nas escolas públicas da rede municipal de ensino. O vereador contabiliza aproximadamente 6,7 mil cooperativas gerando 372 mil empregos e mais de 13 milhões de associados em âmbito nacional. 

Na exposição de motivos, o vereador mostra ainda que no Rio Grande do Sul são mais de 400 cooperativas, que criaram 58,9 mil empregos diretos e representam 2,8 milhões de associados. “Quase um quarto da população gaúcha é associada a uma cooperativa”, justifica o vereador proponente. E prossegue “O cooperativismo é um modelo econômico-social que gera e distribui a riqueza de forma proporcional ao trabalho de cada associado”, complementa Bins Ely. 

Conforme ele, o cooperativismo foi consagrado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como modelo de negócios que constrói um mundo melhor e opção de crescimento econômico que caminha junto ao desenvolvimento social, pautada por valores humanos como solidariedade, responsabilidade, democracia e igualdade. 

Texto: Fernando Cibelli de Castro (reg. prof. 6881)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)