Plenário

Vereador solicita Diploma Honra ao Mérito para advogado do Morro da Cruz

Movimentação de plenário. Na foto, vereador Aldacir Oliboni.
Vereador Aldacir Oliboni na tribuna do Plenário Otávio Rocha (Foto: Débora Ercolani/CMPA)

Tramita, na Câmara Municipal de Porto Alegre, projeto de resolução do vereador Aldacir Oliboni (PT) que concede o Diploma Honra ao Mérito ao advogado Maceno Lisboa da Silva. Filho de pequenos agricultores que mudaram-se para o Morro da Cruz, em Porto Alegre, o homenageado iniciou sua vida escolar em 1997, concluindo o ensino fundamental na Escola Municipal de Ensino Fundamental Morro da Cruz. Em 2007, concluiu o ensino médio no Colégio Estadual Padre Rambo sem nenhuma reprovação.

“Para ajudar os pais, aos 16 anos de idade, começou a trabalhar como empacotador em supermercado, onde conheceu muitas pessoas, entre elas algumas da área do direito, pela qual passou a ter interesse. Como não tinha condições de pagar uma universidade particular, inscreveu-se no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), no qual conseguiu uma excelente nota, sendo referência para ingressar no Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter) com bolsa integral, por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni) ”, diz o vereador.

Lisboa da Silva ganhou o prêmio Presidente Justino Vasconcelos, pela Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Rio Grande do Sul (ESA OAB-RS), pelo seu desempenho acadêmico durante a graduação. Também foi aprovado no exame da OAB antes mesmo da conclusão do curso. O aluno foi agraciado ainda com uma bolsa de estudo concedida pela Fundação Escola Superior da Defensoria Pública.

“Durante sua vida acadêmica, realizou atividades em prol das comunidades mais carentes da Cruzeiro e da Orfanotrófio, na promoção dos direitos humanos por meio do Serviço de Assistência Judiciária Gratuita no Centro Universitário Ritter dos Reis. Durante o período da graduação, realizou estágio junto ao Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, na 6ª promotoria da Infância e Juventude, e no Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Atualmente, realiza especialização em direito tributário, área a que pretende se dedicar”, completa Oliboni.

Texto

Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)

Edição

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)