MULHER E TRABALHO

Vereadora Comandante Nádia participa de lançamento de Pesquisa sobre Inserção da Mulher no Mercado de Trabalho

Pesquisa foi divulgada pela FEE
Pesquisa foi divulgada pela FEE

Na manhã desta terça-feira (7), a vereadora Comandante Nádia (PMDB) participou do lançamento da Pesquisa de Emprego e Desemprego realizada pela Fundação de Economia e Estatística (FEE) a respeito da Inserção da Mulher no Mercado de Trabalho da Região Metropolitana. Os indicadores apontaram que o processo de redução das desigualdades entre homens e mulheres no mercado registrado na última década foi interrompido.

Segundo a pesquisa, em 2016 o nível de ocupação das mulheres registrou a mais intensa queda desde o início da série histórica da pesquisa, em 1993. No ano passado, a taxa de desemprego total aumentou e o rendimento médio real dos ocupados apresentou intensa redução. As mulheres seguem enfrentando maiores dificuldades de acesso e inserção no mercado de trabalho, principalmente nas ocupações de melhor qualidade, além de receberem remuneração menor em comparação ao valor pago aos homens.

No ano passado, a taxa de participação das mulheres no mercado de trabalho caiu de 47,2% para 45,8% da População em Idade Ativa (PIA). Nesse período, a PIA cresceu 0,6%, porém a População Feminina Economicamente Ativa, ou seja, trabalhando, diminuiu 2,4% em razão da saída de 22 mil mulheres do mercado de trabalho.      

Mulher e Previdência

Os dados da FEE revelaram ainda indicadores específicos relacionando questões das mulheres e da Previdência Social. Em 2016, o percentual de mulheres que contribuiu para a previdência foi maior do que o de homens.  Do universo de trabalhadores que não contribuíram para a previdência, 17,5% são homens e 16,2%, mulheres, sendo que, entre as mulheres que não contribuíram, a maioria (51,6%) tem mais de 40 anos.

Texto: Ana Cristina Rosa