Segurança

Vereadora Comandante Nádia (PMDB) participa de reunião de criação de Gabinete de Gestão Integrada na Segurança Pública

Reunião realizada no Palácio Piratini contou com a presença do ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra.
Reunião realizada no Palácio Piratini contou com a presença do ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra.

A convite do secretário de Segurança Pública do Estado, Cezar Schirmer, a vereadora Comandante Nádia participou ontem (12) da reunião realizada no Palácio Piratini para tratar da criação de um Gabinete de Gestão Integrada na segurança pública. O objetivo é identificar os bairros mais violentos de alguns Estados, incluindo o Rio Grande do Sul, a fim de unir esforços para reduzir os índices de violência em todo o país.

Nesse sentido, o governo federal estuda ações de prevenção desenvolvidas pelos órgãos estaduais gaúchos para elaborar um Programa Nacional de Segurança Pública integrado. Três capitais – Porto Alegre, Rio de Janeiro e Natal – serão as primeiras a implantar o projeto, que deve ser discutido na próxima terça-feira em Brasília. Na reunião dessa quinta-feira, no Palácio Piratini, foram apresentados resultados positivos de programas gaúchos de combate à violência.

O ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, representando o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, informou que os projetos de prevenção primária executados pelo Rio Grande com excelência, oferecendo educação e saúde a crianças e adolescentes para promover a segurança, podem ser incorporados ao novo programa.

Uma das ações apresentadas foi a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipave). Criada em 2015, as Cipaves estão presentes em 2.100 escolas. O objetivo é conter o avanço da violência no ambiente escolar, estimulando a cultura da paz por meio do diálogo e interação com a comunidade.

As ações e resultados da Patrulha Maria da Penha, implementada e coordenada pela vereadora Comandante Nádia em 2012, também foram apresentadas. O objetivo da Patrulha é estimular a denúncia das vítimas, parentes e amigos e diminuir a violência contra as mulheres por meio da consolidação dos princípios estabelecidos na Lei Maria da Penha. O projeto foi premiado internacionalmente pelo BID, adotado por diversos Estados e incluído no Plano Nacional de Segurança anunciado na semana passada pelo Ministério da Justiça.

Outros projetos como o Programa de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e ações do Departamento de Juventude da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos também foram apresentados ao ministro Osmar Terra.

Texto: Ana Cristina Rosa