Projetos

Vereadora defende proibição do uso de coleiras de choque em animais

  • Circulação de animais
    Proposta visa o bem estar de cães, entre outros animais que possam ser conduzidos ou usar coleira (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)
  • Movimentação de plenário. Na foto, a vereadora Lourdes Sprenger.
    Vereadora suplente Lourdes Sprenger na tribuna do Plenário Otávio Rocha (Foto: Giulia Secco/CMPA)

Tramita nesta Casa Legislativa Projeto de Lei da vereadora suplente Lourdes Sprenger (MDB), propondo modificação na legislação que regula a exibição e o comércio de animais na cidade de Porto Alegre. a proposta, segundo a vereadora, visa proteger os animais de maus tratos, incluindo a coleira de choque na lista de artefatos proibidos para a manipulação de animais expostos para a venda. 

Com base em estudos técnicos, Lourdes cita Hannelore Fuchs, mestre e doutora em psicologia ao afirmar que “choque é proibido e não deve ser usado”. Segundo a vereadora, a médica veterinária e psicóloga afirma que o cão sabe quando está fazendo uso da coleira e quando não está, e que deveria aprender a parar de latir sob o comando da voz humana. 

Ainda conforme a vereadora, os cães precisam praticar atividade física, receber carinho do dono e ter vida social, nem que se seja apenas com adultos, diz. "E isso tudo deve ser feito de maneira organizada, parecendo uma rotina para os bichos. Se algo falta ou se essas ações são imprevisíveis, ou ainda se há mudanças no convívio, seja com pessoas ou animais diferentes, eles podem ficar estressados", completa ela.

Texto: Fernando Cibelli de Castro (reg. prof. 6881)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)