Plenário

Vereadoras do PT são empossadas no Dia da Mulher

  • Mulheres vereadoras suplentes do PT tomam posse e Sessão é conduzida por vereadoras neste 8 de março. Na foto: vereadora Iya Vera Soares
    Vereadora Iyá Vera Soares (PT) (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)
  • Mulheres vereadoras suplentes do PT tomam posse e Sessão é conduzida por vereadoras neste 8 de março. Na foto: vereadora Margarete Moraes
    Vereadora Margarete Moraes (PT) (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

Na sessão ordinária da Câmara Municipal nesta quarta-feira (8/3), Dia Internacional da Mulher, tomaram posse as vereadoras Laura Sito (PT), Iyá Vera Soares (PT) e Margarete Moraes (PT) nos lugares de Marcelo Sgarbossa (PT), Adeli Sell (PT) e Aldacir Oliboni (PT). A intenção da bancada é que, nesta semana, as vagas do partido sejam ocupadas por mulheres como forma de homenagear esta data e possibilitar espaço para elas reivindicarem as demandas femininas.

“Tenho orgulho da atitude do meu partido”, afirmou Laura Sito (PT), pois ela mostra que “é possível debater a representatividade no parlamento e que nós, mulheres, podemos ocupar cargos de autoridade e decisão”. A vereadora contou que é fruto das políticas públicas das últimas décadas e que, por isso, irá apresentar projetos de lei que encabecem a luta feminina e da população negra. Sito ainda expôs que uma greve internacional foi organizada para este dia com o objetivo de denunciar que não será mais tolerado o avanço do patriarcado e do machismo. “Nós continuaremos lutando pelos nossos direitos.”

Falando mais sobre a luta das mulheres, Margarete Moraes (PT) relembrou a origem do Dia Internacional da Mulher, falando que esta batalha avança ao mesmo tempo em que recua, já que as desigualdades salariais ainda são muito grandes. Além disso, a cada uma hora uma mulher é morta no país. "O Brasil ainda consente com todas essas barbáries e finge não ver as violências sutis que as mulheres sofrem todos os dias.” Para Margarete, o ato do PT na Câmara abre possibilidades para as vereadoras suplentes exporem suas opiniões. “Este é um momento de valorização dos feminismos como agentes de transformação cotidiana”, encerrou.

Iyá Vera Soares (PT) saudou as vereadoras da Casa lamentando o fato de nenhuma delas ocupar uma cadeira na Mesa Diretora. “Esse espaço representa que o sistema brasileiro não é democrático.” Iyá Vera, que milita em prol dos direitos do povo negro e das mulheres, disse que Porto Alegre possuí uma grande dívida com a população de matiz africana. Ela defenderá, nos próximos dias, uma profunda reflexão para avançar nas medidas de representação do povo afro porto-alegrense com a criação de políticas públicas especificas e a construção de um centro de referência no Largo Zumbi dos Palmares. 

As três vereadoras ficarão nos cargos até a próxima sexta-feira (10/3).

Texto: Cleunice Maria Schlee (estagiária de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)