COMISSÕES

Vereadores conhecem detalhes do cercamento eletrônico

  • Reunião da Cedecondh no Centro Intecgrado de Comando (CEIC) sobre cercamento eletrônico.
    Monitoramento por câmeras é estratégia para ampliar a segurança na Capital (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Reunião da Cedecondh no Centro Intecgrado de Comando (CEIC) sobre cercamento eletrônico.
    Vereadores ouviram explicações sobre o cercamento eletrônico (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh) da Câmara Municipal de Porto Alegre realizou sua reunião semanal, na tarde desta terça-feira (15/10), na sede do Centro Integrado de Comando (CEIC) da Capital. O objetivo foi conhecer maiores detalhes sobre o funcionamento e a ampliação do cercamento eletrônico na cidade, que já monitora 850 mil veículos ao dia através do reconhecimento das placas e do cruzamento de informações. Coordenado pelo presidente da Comissão, vereador Moisés Barboza (PSDB), o encontro contou com a presença dos secretários municipais de Segurança, Rafael Oliveira, e de Parcerias Estratégicas, Thiago Ribeiro.

A importância da integração entre as diferentes secretarias municipais foi destacada pelo titular das Parcerias Estratégicas ao informar que a prefeitura está buscando incluir câmeras de segurança em todos os contratos possíveis para facilitar o cercamento eletrônico. Conforme Thiago Ribeiro, os 168 novos relógios digitais contarão com equipamentos para o videomonitoramento, assim como existe a previsão de câmeras nos pontos de ônibus e cercamento eletrônico interno e externo na proposta de concessão do Mercado Público. 

Para o secretário Rafael Oliveira, com a ampliação do cercamento eletrônico “Porto Alegre dá um passo importante para uma tecnologia que vai transformar a cidade em uma das mais seguras do Brasil”. Ele destacou que o reconhecimento de placas de veículos - realizado através de câmeras da EPTC e outras instaladas em pardais e lombadas - já colocou a Capital em 5º lugar no ranking de cidades inteligentes, diminuindo em 41,5% a incidência de roubos e furtos. Com a identificação de veículos procurados através do cruzamento das informações da placa dos mesmos com bancos de dados das polícias, o CEIC emite alerta para a Brigada Militar, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.

A novidade destacada pelo secretário foi a finalização, até o início de 2020, do cercamento completo das entradas e saídas de Porto Alegre, com 72 câmeras distribuídas em 21 pontos estratégicos. As novas câmeras, somadas a 200 equipamentos que serão instalados nas vias internas e outros que auxiliarão no monitoramento de praças e parques, totalizam investimento de R$ 38 milhões. O recurso é fruto de financiamento de R$ 80 milhões já aprovado junto ao BNDES, que será destinado exclusivamente a ações de segurança pública municipal. Oliveira ainda frisou acordo firmado com o Judiciário e o Instituto Geral de Perícias (IGP) para que as câmeras do cercamento também possam realizar reconhecimento facial a partir do acesso ao rol de foragidos e procurados.

Conforme Gabriel Meneghetti, gerente do projeto de cercamento eletrônico na Secretaria Municipal de Segurança (SMSEG), o sistema nasceu de algumas câmeras da EPTC e depois foi sendo estendido aos pardais e lombadas eletrônicas. A tecnologia foi desenvolvida pela Procempa e é uma parceria que ainda engloba a EPTC, a SMSEG, e o Estado, que abriu seus bancos de dados. 

Como encaminhamento do encontro, Moisés Barboza sugeriu a ida do secretário Rafael Oliveira à Câmara para apresentar as informações ao conjunto dos vereadores. “É importante que a população saiba que essa é uma tecnologia feita aqui e que Porto Alegre está caminhando para ser uma das cidades mais seguras do Brasil”, afirmou. Também participaram da reunião os vereadores João Bosco Vaz (PDT), Lourdes Sprenger (MDB) e Marcelo Sgarbossa (PT), e o coordenador do CEIC, Marlo Toral.

 

 

Texto

Ana Luiza Godoy (reg. prof. 14341)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)