Comissões

Vereadores da Cece levam demandas à Secretaria de Serviços Urbanos

Visita ao secretário constatou que maioria dos pedidos de providência foram atendidos

  • Reunião com o secretário municipal de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário, e o secretário-adjunto, Cesar Hoffmann. Na mesa, os vereadores Matheus Ayres, Alvoni Medina, Reginaldo Pujol e Sofia Cavedon
    Vereadores visitaram gabinete de Ramiro (à esq) nesta terça-feira (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Reunião com o secretário municipal de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário, e o secretário-adjunto, Cesar Hoffmann. na foto, o secretário-adjunto com os vereadores Alvoni Medina e Reginaldo Pujol
    Vereador Reginaldo Pujol (DEM) aponta praça onde manutenção dever ser realizada (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Vereadores da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre realizaram, na tarde desta terça-feira (20/6), uma visita à Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb). Os parlamentares foram recebidos pelo secretário Ramiro Rosário e pelo secretário-adjunto César Hoffman. Durante o encontro, foram discutidas demandas de manutenção em escolas e praças, o sistema de drenagem da Capital e o planejamento do órgão para atender à comunidade.

O vice-presidente da Cece, vereador Reginaldo Pujol (DEM), indicou que aquela esta é a primeira de uma série de visitas da comissão a órgãos do Executivo, onde serão expostas as demandas das escolas referentes a cada uma. O parlamentar também fez elogios à Smsurb, pela alta taxa de atendimento às solicitações. “Grande parte dos pedidos feitos por nós foram atendidos, mesmo que parcialmente”, exaltou o vereador, ao encaminhar também uma solicitação de serviços na Praça Frank Long, que fica no bairro Passo d’Areia.

A vereadora Sofia Cavedon (PT) ressaltou a necessidade de intervenção na Escola Municipal Mário Quintana, na Restinga, uma das que foi visitada pela Cece no primeiro semestre. “Há um problema crônico de esgoto, que acaba entrando no pátio da escola”, lembrou. Sofia também frisou a importância da realização de um trabalho educacional junto à comunidade da Vila Castelo, para dirimir o descarte de resíduos em locais inadequados. A vereadora solicitou intervenção da secretaria na praça Harald Edelstam, no Jardim Botânico.

Programa de serviços

O secretário Ramiro Rosário apresentou aos vereadores a nova estruturação e as responsabilidades referentes à Smsurb. “Englobamos os serviços realizados pelo DMLU, de coleta de resíduos, limpeza urbana, roçada e capina, os serviços do DEP e do DMAE e os reparos e a conservação em equipamentos do município”, expôs Ramiro. Segundo ele, a secretaria também abrange os serviços de abastecimento de água, limpeza de bocas de lobo, iluminação pública e arborização de praças.

O secretário afirmou ainda que o órgão está preparando uma programação de serviços para as praças do município. “Queremos evitar que, por alguém ser amigo de um vereador ou do prefeito, seja privilegiado”, destacou. Todavia, Ramiro Rosário disse que instituições de interesse público terão prioridade no atendimento. “Escolas, creches, postos de saúde e hospitais serão prioridade”, assegurou.

Balanço

O vereador Matheus Ayres (PP) enalteceu a atuação da pasta, no cumprimento da maioria das ações indicadas pelo Legislativo. “Os elogios de diversos vereadores mostram que os serviços vêm sendo realizados”, apontou. O parlamentar disse ainda sair feliz do encontro. “Saio realizado, mesmo sabendo que ainda há muito a fazer”, ponderou.

O secretário da Smsurb se disse feliz ao receber a Cece. “É uma comissão que tem uma profunda importância devido às suas atribuições e sua ligação com as escolas e as comunidades”, considerou. Ele também atribuiu ao diálogo com os vereadores a realização da maioria dos serviços solicitados. “As demandas da cidade não têm ideologia ou partido, e o vereador, que é seu fiscal, deve sempre ser ouvido”, salientou Ramiro Rosário. O vereador Alvoni Medina (PRB) também esteve presente no encontro.

Texto: Paulo Egídio (estagiário de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)