Plenário

Vereadores destacam necessidade da Linha 2

No período de Comunicações, na sessão desta quinta-feira (19/3), que versou sobre a expansão do Trensurb, com a construção da Linha 2 do metrô, vereadores e vereadoras se manifestaram sobre o assunto:

REGIÃO - Adeli Sell (PT) considerou a construção do metrô de fundamental importância não só para a cidade de Porto Alegre, como para toda região metropolitana. “Temos tido diariamente momentos de grande conturbação em nosso trânsito”. Elogiou a sintonia entre os governo federal, estadual e municipal em relação ao tema. “Já chegaram a grandes avanços, agora precisamos de um projeto concreto”. (RA)

TURISMO - João Carlos Nedel (PP) disse que, na condição de presidente da Frente Parlamentar do Turismo, composta por 28 vereadores, o apoio é irrestrito. “Precisamos lutar para a realização desse evento tão importante para o crescimento de nossa cidade”. (RA) 

IMPORTÂNCIA - Na opinião de Ervino Besson (PDT) o dia de hoje é de extrema importância para a Câmara Municipal. “A discussão deste tema nos enriquece e demonstra a importância do metrô para a cidade". O vereador lembrou ainda que o Trensurb atende diariamente 170 mil usuários e questionou o início das obras. “Já devíamos ter começado”, enfatizou. (RA) 

MODAIS - Beto Moesch (PP) lembrou que a Câmara já vem discutindo o tema desde 2001. Disse que considera a construção do metrô uma necessidade. “Só não podemos esquecer que estamos numa sociedade de imediatismo e rapidez”. Sugeriu que a construção seja pensada como forma de integração entre modais. “Podemos incluir ciclovias, ônibus, lotações e fluvial”. (RA)

PLANEJAMENTO - Reginaldo Pujol (DEM) citou expressão popular: “Quem tem dinheiro constrói, quem não tem, planeja”. Segundo o vereador, o planejamento só começa a se desenvolver na medida em que os recursos forem chegando. “A nossa grande tarefa aqui hoje é nos unirmos em uma frente para buscarmos esses recursos. E quem tem esse dinheiro é o governo federal", afirmou. (CK)

RECURSOS - Sofia Cavedon (PT) lembrou que na campanha de 2008 falou-se muito em trazer o metrô. “Gostaria de saber notícias concretas sobre a emenda que traria o metrô para Porto Alegre. Há recursos? Esse projeto vai se desenvolver ainda durante esse ano?", questionou. Sofia lembrou que “nenhum investimento federal vem de graça, o município tem  contrapartida”. (CK) 

RELATOR - Airto Ferronato (PSB) falou da satisfação de ser o relator da Comissão Temática que discute Centro e Cais do Porto e se posicionou a respeito da passagem do metrô por aquele trecho. “Se nós queremos embelezamento, integração entre a cidade e o cais, se queremos aumentar o contato com o Guaíba, eu sou de opinião de que o trem, na avenida Mauá, deveria ser subterrâneo”, disse. (CK)

Carla Kunze (reg. prof. 13515)
Regina Andrade (reg. prof. 8423)

Ouça:
Obra do metrô em Porto Alegre começa em 2010