Plenário

Vereadores destacam o Dia do Professor

  • Homenagem  à Escola Municipal de Ensino Fundamental Vereador Carlos Pessoa de Brum, pelo transcurso de seu 30º aniversário.
    Vereadores posaram junto com crianças e professores para a foto (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Período de Comunicações em comemoração ao Dia do Professor, para homenagear a Escola Municipal de Ensino Fundamental Vereador Carlos Pessoa de Brum, pelo transcurso de seu 30º aniversário.
    Transferência de professores de educação física também foi discutida (Foto: Giulia Secco/CMPA)

Destacando a passagem do Dia do Professor, comemorado nesta segunda-feira (15/10), os vereadores e vereadoras da Câmara Municipal de Porto Alegre fizeram os seguintes pronunciamentos durante os períodos de Comunicações e Lideranças da sessão ordinária:

TRANSFERÊNCIA - Tarciso Flecha Negra (PSD) comentou a notícia do Jornal do Comércio de hoje sobre a transferência de professores e idosos sem atividades na Capital. “Fiquei muito triste e preocupado com as atividades que foram deixadas. Centenas de pessoas não vão ter exercício físicos. A gente vê o Brasil voltando, não indo”, lamentou o vereador. “Lutei para que a Secretaria de Esportes não fosse extinta”, lembrou. Ainda comentando a necessidade de investimentos em educação, fez uma comparação: “Se seu plano é para um ano, plante arroz; se é para daqui dez anos, plante árvores. Mas se for para durar cem anos, eduquem as crianças”. Desta forma, diz Tarciso, as crianças vão ter um mundo melhor. "Esse é o Brasil que eu quero, com esporte, educação, lazer e saúde”, finalizou. (BSM)

LUTA - Mônica Leal (PP) afirmou conhecer a realidade dos profissionais da educação, que lutam diariamente pelo sustento, para realizar um trabalho humanizado, preparar aulas e buscar seus direitos. Em relação ao tema, destacou matéria veiculada na imprensa local, onde foram relatados benefícios que as atividades nas praças trouxeram à população porto-alegrense. Disse não entender o que está acontecendo com o município, especialmente nos serviços básicos como educação e saúde. Reafirmou seu compromisso anunciado na sessão de 3 de outubro sobre seguir acompanhando a situação dos professores de educação física transferidos pela Secretaria de Educação. (AM)

DESCASO - “É um dia em que deveríamos estar todos celebrando a educação como objeto de primeira necessidade, de maior interesse e investimento das políticas públicas”, disse o Professor Alex Fraga (PSOL), observando, no entanto, que “não há muito o que se comemorar”, visto o pouco investimento e o grande descaso com a educação pública. Não bastasse isso, disse ele, as unidades educacionais afastadas da região central ainda sofrem demasiadamente com a insegurança promovida pelo tráfico de drogas. Segundo Alex Fraga, as escolas estão se mantendo principalmente às custas da saúde de seus professores. Considera que, neste momento de "obscurantismo e informações duvidosas", são os professores que estão na frente da batalha por conhecimento e educação, dando esperanças de um futuro melhor. (AM)

DEDICAÇÃO - Dr. Thiago Duarte (DEM) recordou da proximidade familiar com a atividade de lecionar. Citou o exemplo de seu pai, que ministrou aulas de direito durante a ditadura militar, e da sua mãe, que lecionou em diversas escolas gaúchas. Lembrou também de suas atividades como professor de Medicina Legal na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Acredita que educadores são pessoas que dedicam a vida para trazer luz e conhecimento, consequentemente promovendo uma melhor qualidade de vida. Ele também prestou homenagens ao ex-vereador Bernardino Vendruscolo, que faleceu na madrugada de sábado (13/10). “Uma pessoa que pensou muito na cidade, amava-a. Dedicou sua vida a esta cidade”, apontou. (AM)

DIA - Aldacir Oliboni (PT) considera que a Escola Municipal de Ensino Fundamental Vereador Carlos Pessoa de Brum, que atende mais de 1300 alunos, tem um papel social fundamental para a região, já que, quanto mais tempo elas passam desenvolvendo atividades na instituição, menos vulneráveis ao assédio do tráfico e da violência ficam. Outro aspecto da educação municipal comentado por Oliboni foi a transferência dos professores de educação física. “Acabam sofrendo mais do que os alunos. Temos esperança de que o governo se sensibilize”, disse, pedindo que se revogue a medida, que considera arbitrária. (AM)

Texto: Bruna Schlisting Machado (estagiária de jornalismo)
           Alex Marchand (estagiário de jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:Dia do Professor