Plenário

Vereadores homenageiam 81 anos da Sociedade Israelita de Socorros Mútuos

Saitovitch apresentou um histórico da entidade Foto: Francielle Caetano
Saitovitch apresentou um histórico da entidade Foto: Francielle Caetano
A Câmara Municipal lembrou os 81 anos da Sociedade Israelita de Socorros Mútuos – Sinagoga Linat Hatzedek no período de Comunicações Temáticas da sessão ordinária desta quinta-feira (15/8). Proponente da homenagem, o vereador Valter Nagelstein (PMDB), explicou que a sinagoga se destaca como uma das instituições judaicas que mais cresceu em Porto Alegre, especialmente entre os jovens. 

Na sua origem, disse Nagelstein, a entidade acolhia pessoas e lhes dava esperança e amparo físico e emocional. “Eram imigrantes que fugiam da desesperança e da violência, da intolerância e da perseguição, das diversas formas de fascismo – e da mais cruel de todas elas: o nazismo”, lembrou o vereador.

A vereadora Mônica Leal (PP) usou a tribuna para destacar “o espírito de solidariedade, união familiar e zelo pela preservação da tradição e cultura judaica da Sinagoga Linat Hatzedek” e fez referência às atividades desenvolvidas, como os projetos comunitários e de assistência social com ênfase no campo da educação e cultura, além do grupo de voluntários que se dedica a ensinar gratuitamente a língua hebraica e a tradição judaica. 

O vice-presidente da entidade, Ghedale Saitovitch, recordou o trabalho daqueles que o antecederam e que garantiram a sobrevivência de centenas de imigrantes. Ele conta que nos anos 30 e 40 era obrigatoriedade daqueles ligados à Sociedade Israelita receber os imigrantes em suas casas até que eles tivessem condições de sustento. 

“Felizmente, hoje em dia, as necessidades são outras, mais brandas, mas ainda assim a instituição é importante para a comunidade judaica”, explicou, lembrando que os voluntários participam de ações como campanhas de arrecadação de roupas, alimentos e distribuição de bolsas de estudo e livros.

Participaram da homenagem o presidente da Sociedade Israelita de Socorros Mútuos – Sinagoga Linat Hatzedek, Jackes Faingluz, o rabino Daniel Presman, da Sinagoga Linat Hatzedek, a representante do Ministério Público do Estado, Sandra Goldman Ruwel, e o presidente em exercício da Federação Israelita do Rio Grande do Sul, Zalmir Chwartzmann.

Texto: Gustavo Ferenci (reg. prof. 14.303)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)