Frente Parlamentar

Vereadores instalam fórum para debater a Estratégia de Saúde da Família

Reunião de instalação da Frente Parlamentar em defesa da saúde da família e seus profisisonais.
Grupo pretende levantar demandas da área (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre instalou na noite desta terça-feira (9/5) a Frente Parlamentar em Defesa da Estratégia da Saúde da Família e seus Profissionais. A iniciativa é do vereador Aldacir Oliboni (PT), que presidirá os trabalhos. Os participantes em sua maioria reconheceram a qualificação técnica da atual gestão da saúde e alguns avanços, mas pontuaram inúmeras situações de conflito e demandas que estão na pauta dos servidores e das comunidades para a qualificação do atendimento básico na capital gaúcha.

Os temas mais tratados na sessão de instalação foram a falta de recursos humanos em diversas equipes, o efeito da violência nas comunidades sobre o trabalho de agentes, o assédio moral de chefias sobre os profissionais e a necessidade da melhoria curricular dos cursos de qualificação, assim como da extensão de benefícios – entre eles o 14º salário, que já é concedido aos agentes de saúde, para os agentes de endemias.

Na reunião de instalação, com a presença de representações da área, ficou deliberada a criação de uma comissão de sistematização das demandas apresentadas, que terá um encontro mensal, e a realização de uma plenária aberta a cada 60 dias para debater e aprovar os encaminhamentos da frente.

Participaram, além de Oliboni, os vereadores André Carus (PMDB), que é o presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente do Legislativo da Capital, o vereador Cláudio Conceição (DEM), a vereadora Sofia Cavedon (PT) e o vereador Roberto Robaina (PSOL). Também fizeram parte da mesa dos trabalhos o coordenador de regulação e atenção básica da Secretaria Municipal da Saúde, Tiago Frank, e os representantes do Conselho Municipal de Saúde, João Farias; do SindiSaúde, Júlio Cezar; do Sindicato dos Agentes de Saúde, Valdívia Lucas; do Conselho de Odontologia, João Souza; do Grupo Hospitalar Conceição, Ana Lúcia Maciel e Victor Fontanive; da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde de Porto Alegre, Cláudia Canatta; do Movimento Transparência, Luiz da Silva; dos agentes de combate a endemias , Rose Quevedo; e dos conselhos distritais de saúde da Lomba do Pinheiro e Partenon, Carlos Pinheiro e Rosa Helena.

Texto: Milton Gerson (reg. prof. 6539)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)