Comissões

Vereadores pressionam por reforma em colégio estadual

Quadra da escola necessita de reparos Foto: Michel Cortez
Quadra da escola necessita de reparos Foto: Michel Cortez (Foto: Michel Cortez/CMPA)
Além de legislar e discutir o orçamento do município, a Câmara Municipal também pode pressionar e mobilizar a sociedade em torno de temas que considera relevantes. Foi com esse intuito que, na tarde desta terça-feira (7/7), a Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (CECE) visitou a Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Oswaldo Aranha, no bairro Jardim Ipiranga. A quadra de esportes do colégio, que atende 150 alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, carece de reformas.

Diretora da escola, a professora Cláudia Volker conta que a quadra localizada no pátio da instituição foi construída por meio de doação do extinto Banco Real no início da década passada. Desde então, o equipamento não passou por qualquer tipo de reforma ou operação de manutenção. "Hoje a quadra está com cascalho solto e as crianças se machucam muito quando caem: sangram, ficam com os joelhos ralados", detalhou. A educadora relata que há alguns anos os reparos no espaço vêm sendo elencados como prioridades da escola, no entanto apenas negativas foram ouvidas até hoje. "Dizem que devemos custear isso com a verba própria que recebemos. Porém, como somos um colégio pequeno, esses recursos também são diminutos", explicou. 

Nas últimas semanas, a comunidade escolar está tentado chamar atenção para o problema de diferentes formas, a fim de que a Secretaria Estadual de Educação se sensibilize. Um ofício solicitando as mudanças foi encaminhado 20 dias atrás. A diretora espera que com a visita da CECE a situação mude.

Presidente da comissão, o vereador Reginaldo Pujol (DEM) justificou a visita ao estabelecimento estadual como forma de pressionar o Executivo por mudanças. O encontro surgiu após a diretora da escola entrar em contato com o vereador Tarciso Flecha Negra (PSD), que também acompanhou a comissão. Além da reforma do piso e cobertura da quadra, principais demandas da comunidade escolar da Oswaldo Aranha, Pujol tomou conhecimento de outras necessidades, como uma nova televisão. "Acredito que podemos entrar em contato e buscar apoio da comunidade judaica em Porto Alegre para isso. Oswaldo Aranha foi um sujeito muito importante para eles por ter aprovado a criação do Estado de Israel. Acho que este aparelho pode ser conquistado dessa forma", cogitou.

Também estiveram presentes os vereadores Dinho do Grêmio (DEM) e Professor Garcia (PMDB).

Texto: Caio Venâncio (estagiário de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)