Plenário

Vereadores rejeitam quinto pedido de impeachment do prefeito Marchezan

Movimentação de plenário. Presidente Mônica Leal coloca em votação pedido de impeachment contra o prefeito municipal.
Vereadora Mônica Leal, presidente da Casa, colocou em votação, nesta tarde, quinto pedido de impeachment do prefeito (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Os vereadores da Câmara Municipal de Porto Alegre rejeitaram, no início da sessão ordinária desta quarta-feira (18/9), por 23 votos contrários e seis abstenções, a admissibilidade de análise do Pedido de Impeachment do prefeito Nelson Marchezan Jr. Protocolado no Legislativo da capital no dia 12 de setembro, por Copinaré Acosta, as razões da solicitação foram fundamentadas em situações consideradas como improbidades e ilegalidades cometidas na atual gestão executiva do município. 

Na oportunidade, o vereador Airto Ferronato (PSB) se manifestou acerca da solicitação. Disse se sentir no dever de falar sobre o tema, porque Acosta, como explicou, “está no comando do diretório municipal do PSB - que é o meu partido e do (vereador) Paulinho Motorista”. Ferronato afirmou que a iniciativa do pedido não foi do PSB, e contou que, na semana passada, “houve uma reunião da Executiva Municipal do partido, e o Acosta não abordou o assunto”.

Ferronato lamentou ainda que “por qualquer coisa se pede um impeachment, que é um processo bastante grave”. O vereador igualmente declarou respeitar o autor, embora tenha votado contrário à admissibilidade do pedido: “a maioria dos fatos trazidos já constavam no processo anterior”, sublinhou, ao lembrar que este também teve sua tramitação negada. O Pedido de Impeachment rejeitado pelo plenário nesta tarde foi o quinto desta natureza protocolado na Câmara Municipal de Porto Alegre.

Texto

Bruna Schlisting Machado (estagiária de Jornalismo)

Edição

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)

Tópicos:Pedido de Impeachment