Cosmam

Vereadores verificam falta de médicos no Santa Marta

  • Visita ao Centro de Saúde Santa Marta. Na foto, os vereadores André Carús e José Freitas, a enfermeira, Karen Furlanetto, e a gerente distrital de saúde, Daila Alena Raenck da Silva.
    Carús (e) e Freitas (de preto) foram ao posto no Centro da Capital (Foto: Candace Bauer/CMPA)
  • Visita ao Centro de Saúde Santa Marta.
    Visita ao Centro de Saúde Santa Marta. (Foto: Candace Bauer/CMPA)

Na manhã desta quarta-feira (7/6), vereadores da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal visitaram o Centro de Saúde Santa Marta, que fica no Centro Histórico de Porto Alegre. André Carús (PMDB) e José Freitas (PRB) vistoriaram as instalações do local, que abriga atendimento primário em saúde e especialidades, como odontologia e oftalomologia, além da realização de exames. Ao todo, cerca de 120 mil pessoas compõem a área de atuação da unidade.

As principais queixas da comunidade com relação ao atendimento se referem à falta de médicos, que gera um número de fichas insuficiente e filas de espera para consultas. A gerente distrital da Região Centro, Daila Alena Raenck da Silva, reconhece a existência de filas, mas garante que a Secretaria de Saúde tem tomado providências para diminuí-las. “Já houve a ampliação do horário de atendimento do Posto de Saúde Modelo até as 22 horas e a contratação de dois médicos, que devem chegar nos próximos dias”, assegurou.

Daila disse também que são necessárias mais equipes de saúde da família para diminuir a demanda concentrada na unidade, mas ponderou que a secretaria tem atuado para que o atendimento no Santa Marta seja realizado de uma forma mais adequada. Também acompanhou a visita a vice-coordenadora do Conselho Municipal de Saúde, Djanira Corrêa da Conceição. De acordo com ela, os problemas da unidade já foram expostos à secretaria. “Temos reunião todas as semanas e levamos essas demandas”, expôs. “A situação melhorou desde o início do ano, mas algumas coisas demoram a ser atendidas”, relatou, dizendo sentir falta de medidas mais concretas por parte do governo.

Parlamentares

Após a visita, o presidente da Cosmam, vereador André Carús, reconheceu que há dificuldades a serem atendidas no centro de saúde. “Já se percebem algumas melhorias desde o início do ano, mas ainda há gargalos, principalmente a falta de médicos”, afirmou. O vereador ressaltou ainda que a comissão tem sido ouvida pela Secretaria de Saúde. “Nosso papel é buscar soluções, e existe um diálogo muito bom com a secretaria, de forma que temos conseguido muitos avanços a partir dele”, salientou.

Para José Freitas, a inspeção dos parlamentares garante um outro olhar sobre os equipamentos públicos. “Conversamos com servidores e usuários e, por vezes, observamos algumas coisas que o governo não vê”, disse ele. As ações necessárias ao Centro de Saúde Santa Marta serão incluídas no relatório semestral da Cosmam, que será entregue ao Executivo antes do recesso parlamentar de julho.

Texto: Paulo Egidio (estagiário de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)