COMISSÕES

Vereadores visitam primeira Clínica da Família de Porto Alegre

Secretário de Saúde informou que até 2020 a Capital terá oito unidades de saúde deste tipo

  • COSMAM visita às Instalações da 1ª Clínica da Família em Porto Alegre.
    Clínica pode atender até 400 pessoas por dia (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
  • Presidente da CMPA visita às Instalações da 1ª Clínica da Família em Porto Alegre. Na foto, o Secretário Municipal da Saúde, Erno Harzheim (D), e o Presidente da CMPA, Valter Nalgestein (E).
    Nagelstein disse que instalações são de Primeiro Mundo (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

Em visita à primeira Clínica de Saúde da Família da Capital, na manhã desta terça-feira (10/04), o presidente da Câmara, vereador Valter Nagelstein (PMDB), e parlamentares da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) foram informados pelo secretário Municipal da Saúde, Erno Harzheim, que mais sete unidades serão entregues à população até o fim da atual gestão. Em funcionamento desde 14 de março, a Clínica de Saúde da Família José Mauro Ceratti Lopes tem 1.100 metros quadrados e opera em área contígua ao Hospital da Restinga e à Unidade de Pronto-Atendimento Restinga e Extremo Sul (UPA), constituindo um verdadeiro complexo de saúde na região. 

Com foco na atenção primária, a Clínica tem capacidade para atender, das 8h às 20h, até 400 pessoas. São seis equipes de saúde da família e quatro de saúde bucal, totalizando 48 profissionais, responsáveis pelo cuidado de cerca de 18 mil pessoas de parte da Restinga, Pitinga e Macedônia. Também atende os pacientes da Unidade de Saúde Castelo, desativada recentemente. O local possui serviço de saúde bucal, exames de laboratório, raio-X e telemedicina. Ao todo, o grupo do Hospital Moinhos de Vento investiu cerca de R$ 1 milhão na reforma do prédio e na compra de equipamentos, como contrapartida do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (ProadiI-SUS) do Ministério da Saúde. 

Mais uma Clínica no Extremo Sul

Das sete Clínicas que serão construídas até o final desta gestão, o secretário adiantou que mais uma atenderá o Extremo Sul. “Haverá mais uma Clínica da Família nesta região, na Rua Álvaro Defini, em prédio que será reformado. Esta nova unidade irá absorver a população da Restinga Velha e também da Macedônia, equilibrando o atendimento local.” Ao destacar que o ideal para Porto Alegre seriam 40 Clínicas de Saúde da Família, afirmou que a construção de mais sete unidades não anula a proposta de implantação do horário estendido de atendimento, até as 22h, em mais seis postos de saúde até 2020, a exemplo dos postos Modelo e São Carlos. “A Clínica nada mais é do que uma Unidade de Saúde de grande porte com tratamento totalmente humanizado. Este é um modelo distinto do Saúde Noite e Dia e funciona 12 horas sem parar, apenas para população cadastrada. Todos os profissionais têm formação e atuação em atenção primária.” 

A Clínica também conta com onze médicos residentes em saúde da família e com sala cirúrgica para procedimentos simples. “Este é um modelo resolutivo para a atenção primária. Pacientes cadastrados que chegam na UPA e são classificados com fitas azul ou verde, ou seja, de baixa complexidade, são imediatamente encaminhados para a clínica”, explicou o secretário. Conforme Harzheim, 75% dos casos que chegam nos pronto-atendimentos são de baixa complexidade e poderiam ser resolvidos nos equipamentos de atenção primária.   

Primeiro Mundo

Nagelstein classificou o espaço de “maravilhoso” e afirmou que “o atendimento é de Primeiro Mundo”, quando comparado com o restante do atendimento do país. “Os casos menos complexos vêm para a Clínica, desafogando a UPA, com atendimento preventivo, de forma organizada e com telemedicina. A cidade será outra com a implantação das oito clínicas previstas.” Também satisfeito com o serviço prestado, o presidente da Cosmam, vereador Cassio Trogildo (PTB), destacou que “a Clínica é uma realidade que se sonha para toda a cidade”. 

O vereador Aldacir Olibini (PT) disse que a Câmara precisa se somar à ideia deste modelo de atendimento primário. “Às vezes há resistência da própria comunidade, mas o que se vê aqui é um atendimento muito melhor. A estrutura oferecida é excelente.” O vereador André Carús (PMDB) destacou que o Extremo Sul ganhou agilidade e qualidade no atendimento e que, mesmo com todas as suas limitações financeiras, a saúde é a área do governo que melhor tem respondido às demandas.  

Também participou da visita o vereador José Freitas (PRB) e o coordenador da Clínica de Saúde da Família José Mauro Ceratti Lopes, Luiz Eduardo Candal. 

Texto: Cibele Carneiro (reg. prof. 11.977)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)