TV Câmara

Vida e obra de Walter Galvani são tema de documentário

O filme será exibido pelo projeto CineCâmara nesta sexta-feira, às 21 horas, com reprise no domingo, às 13h30min

Bastidores de documentário sobre Walter Galvani. Foto: Stricher Filmes
O escritor e jornalista nos bastidores do documentário, com Luzimar Stricher (Foto: Divulgação)

O projeto CineCâmara desta sexta-feira (16/11) exibirá o documentário Walter Galvani, dedicado ao jornalista e escritor gaúcho. A obra, realizada pela Stricher Filmes, vai ao ar às 21 horas pela TV Câmara de Porto Alegre e poderá ser assistida na Região Metropolitana pelos canais 16 da NET e 61.4 (digital aberto), com reprise às 13h30min de domingo (18/11). 

Em 57 minutos, Galvani conta como iniciou na carreira de jornalista, na década de 1950, e de escritor e comenta cada um de seus livros. Nascido em 1934 em Canoas (RS), trabalhou em diversos órgãos de imprensa, como Correio do Povo, Folha da Tarde, Folha da Manhã, Diário de Canoas, ABC Domingo, Revista do Globo e rádios Pampa e Guaíba. Em 2003, foi patrono da 49ª Feira do Livro de Porto Alegre. O documentário também traz depoimentos de Alcy Cheuiche, Henrique Justo, Luis Fernando Verissimo, Luiz Antônio de Farias Duarte, Moacyr Scliar e familiares.

Conversa de Livraria

O filme sobre Walter Galvani faz parte da série Conversa de Livraria, dirigida por Luzimar Stricher e já exibida na TVE-RS, na TVCOM e em cinema da Capital. Desde 2001, a Stricher Filmes documenta a vida e a obra de escritores, artistas, historiadores, poetas e pensadores do Rio Grande do Sul. Além de Galvani, a produtora retratou expoentes da cultura gaúcha como Erico Verissimo, Mario Quintana, Paixão Côrtes, Alcy Cheuiche, Airton Ortiz, Carlos Urbim, Maria Carpi, Arminda Lopes e Armindo Trevisan. Atualmente, está em pós-produção um longa-metragem sobre Luis Fernando Verissimo.

Programação (novembro e dezembro)

Confira as próximas atrações do CineCâmara, da TV Câmara de Porto Alegre (às 21 horas nas sextas-feiras, com reprises às 13h30min nos domingos):

16 e 18/11 - Walter Galvani (57 minutos);

23 e 25/11 - Romancista de Nossa História, sobre Alcy Cheuiche (54 minutos);

30/11 e 2/12 - Mario Quintana (30 minutos).

Informações: (51) 99984-5979 (Luzimar) ou e-mail stricher@terra.com.br

Texto e edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)

 

Tópicos:escritores do RSTV Câmara de Porto Alegreprojeto CineCâmaraWalter Galvani