Comissões

Vigilância em Saúde retira interdição de ala do Hospital Parque Belém

  • Cedecondh participa de inspeção da vigilância de saúde no Hospital Parque Belém. Na foto: Coordenador-geral da vigilância em saúde, Ânderson Lima, presidente do hospital, Luiz Pereira e os vereadores Dr. Thiago Duarte e Dr. Goulart.
    Local não podia receber pacientes desde o dia 12 (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)
  • Cedecondh participa de inspeção da vigilância de saúde no Hospital Parque Belém. Na foto: Vereadores e direção do hospital Parque Belém.
    Três vereadores acompanharam inspeção (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

Após uma vistoria, realizada na manhã desta terça-feira (17/5), a Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde anunciou o fim da interdição da ala psiquiátrica do Hospital Parque Belém (HPB). Segundo o coordenador da CGVS, Anderson Lima, a direção e o corpo técnico da instituição demonstraram que tinham condições de fazer os reparos emergenciais necessários em vidros e na limpeza do prédio, localizado no Bairro Belém Velho. “Acompanhamos a evolução dos prontuários e a indicação de um responsável técnico. Por isso, decidimos levantar a interdição, que estava em vigor desde o dia 12”, ressaltou.

O anúncio ocorreu durante uma visita de vereadores ao hospital. O presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh), Dr. Thiago Duarte (DEM), comemorou a medida. “O Parque Belém pode ajudar a diminuir os problemas na área de saúde pública de Porto Alegre. Estamos com o sentimento de dever cumprido, pois a Câmara Municipal pressionou o Executivo a realizar essa vistoria, que resultou no fim de uma interdição injusta”, afirmou. Além dele, estiveram no local o presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam), Dr. Goulart (PTB), e o vereador Kevin Krieger (PP), líder do governo municipal na Câmara.

O presidente do HPB, Luiz Augusto Pereira, disse que o objetivo agora é voltar a atender pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “A população necessita, especialmente na área de saúde mental.”

Texto: Maurício Macedo (reg. prof. 9532)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)