Presidência

Villela participa de assinatura do contrato de financiamento da Orla

Outras obras da cidade também serão realizadas com o valor financiado

Presidente em exercício da CMPA, vereador Guilherme Socias Villela, comparece ao evento de assinatura do financiamento para revitalização da Orla do Guaiba. Na Foto: Presidente em exercício da CMPA, vereador Guilherme Socias Villela e Prefeito de POA, José Fortunati.
Villela prestigiou cerimônia conduzida pelo prefeito Fortunati (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

O presidente em exercício da Câmara Municipal, vereador Guilherme Socias Villela (PP), participou, nesta quarta-feira (10/8), na Prainha do Gasômetro, da cerimônia de assinatura do financiamento para as obras de revitalização da Orla do Guaíba e outras obras da cidade, inclusive a pavimentação de ruas demandadas pelo Orçamento Participativo (OP).

O contrato, que estava sendo negociado desde 2014, foi realizado entre o Município e a Corporação Andina de Fomento (CAF), no valor de 92 milhões de dólares, com garantia do governo federal. O Projeto Orla será um parque de contemplação, onde haverá decks, pier e ciclovias. Junto à Usina do Gasômetro, o projeto já está em fase de execução. Na outra parte do projeto, que vai do final da Avenida Ipiranga até o estádio Beira-Rio, haverá uma concentração de área esportiva. No centro de Porto Alegre, está prevista a recuperação da rua dos Andradas e da Rua Uruguai, priorizando o mobiliário e a circulação das pessoas, além de outras obras vinculadas ao OP. Parte do valor financiado será utilizado na modernização tecnológica da Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre (Procempa). 

Mesmo com o projeto assinado, ainda existe um empecilho para os recursos chegarem à Porto Alegre. O governo federal precisa atualizar os pagamentos à CAF para que a corporação repasse os valores ao Município e concretize o projeto.

A cerimônia contou com a presença do Prefeito José Fortunati, o diretor e representante da CAF no Brasil, Victor Rico, o procurador da Fazenda Nacional, Maurício Cardoso Oliva, a deputada estadual e primeira-dama do Município, Regina Becker Fortunati, o superintendente de governo da Caixa Econômica Federal, Pedro Lacerda, secretários municipais e representantes do executivo municipal.

Texto: Guilherme Sampaio (reg. prof 18405)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)