Plenário

Virada Sustentável inicia sua 2ª edição nesta quinta

Segunda Edição da Virada Sustentável em Porto Alegre, com o Senhor Vitor Ortiz, coordenador da Virada Sustentável. Na foto: coordenador da Virada Sustentável Vitor Ortiz.(Foto: Tonico Alvares/CMPA)
Vitor Ortiz, coordenador da 2º Edição da Virada Sustentável (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

O coordenador da segunda edição da Virada Sustentável, Vitor Ortiz, utilizou o período de Comunicações para convidar os vereadores a prestigiarem o evento que será realizado a partir desta quinta-feira (30/3) até o próximo domingo (2/4). A Virada Sustentável contará com 250 atividades gratuitas que serão realizadas em quatro diferentes pontos da Capital: Parque Farroupilha, Centro Cultural Vila Flores, Casa de Cultura Mário Quintana e Centro Campestre do Sesc.

Segundo o coordenador, essas ações serão divididas em atividades esportivas e seminários sobre o meio ambiente. "Esse elenco de programações contará também com atividades artísticas e culturais a fim de ampliar a questão da sustentabilidade a toda população", explica.

Entre outros temas que serão tratados estão o empreendedorismo. Ele destaca que essa iniciativa representa "a esperança que a nossa cidade necessita de ações de sustentabilidade e que respeite mais o meio ambiente", que possa ser tratado por empresas. "A base desta edição trata de três pontos do objetivo do desenvolvimento sustentável: educação, alimentação saudável e empreendedorismo inovador."

O segundo seminário tratará sobre a sustentabilidade da educação, na Casa de Cultura Mário Quintana, com a presença de Amyr Klink. Com outro tema, o “Conta Aí” abordará histórias de catadores e outros assuntos transversais, como a questão urbanística.

O evento envolve articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais, equipamentos culturais, empresas, escolas e universidades, entre outros, com o objetivo de apresentar uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade e seus diferentes temas para a população.

PRESTÍGIO - O vereador André Carús (PMDB) destacou que o objetivo é que a população se detenha no valor coletivo e seja mais presente, pois  o evento é um exemplo que já acontece em São Paulo e Manaus. "É o maior festival da América Latina, e Porto Alegre é pioneira de eventos desse porte na defesa das causas ambientais e na busca de uma cidade mais inclusiva. Nos orientamos nos 17 objetivos da causa sustentável elencado pela Organização das Nações Unidas (ONU), com meta de alcançarmos a sustentabilidade até 2030", aponta.

Mais informações da 2º edição da Virada Sustentável podem ser obtidas no site viradasutentavel.org.br

Texto: Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)