Entrada Gratuita

Voltaire Schilling abrirá ciclo de aulas magnas

O historiador e professor abordará o tema A Democracia entre os Antigos e os Modernos na noite desta terça-feira na Câmara da Capital

Historiador e professor Voltaire Schilling proferirá Aula Magna na Câmara Municipal

Foto: Cesar Lopes / PMPA
O primeiro conferencista do evento da Escola do Legislativo

A Câmara Municipal de Porto Alegre iniciará, às 19 horas desta terça-feira (24/4), o ciclo de aulas magnas Grandes Temas da História Política, com uma conferência de Voltaire Schilling. O historiador e professor falará sobre o tema A Democracia entre os Antigos e os Modernos. O evento, que será realizado no Plenário Otávio Rocha e terá entrada gratuita, é organizado pela Escola do Legislativo Julieta Battistioli, com apoio da Escola Superior de Direito Municipal (ESDM), do Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados da Ufrgs (Ilea/Ufrgs), da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e da Escola de Gestão Pública da Prefeitura da Capital.

Desde 1997, a Câmara de Porto Alegre tem trazido grandes palestrantes para conferências sobre assuntos de importância para a cidade, o Estado e o Brasil. Entre eles, estiveram no Legislativo Municipal palestrantes de renome nacional e internacional, como Robert Kurz (1997), Thomas Skidmore (1998), Michel Maffesoli (2009), Hugues de Varine (2010) e Boaventura Souza Santos (2011).

Em sua primeira edição, o ciclo de aulas magnas aprofunda a proposta do projeto Debates Capitais, desenvolvido pelo Legislativo em 2012, informa Jorge Barcellos, da Escola do Legislativo: “Agora saem os conferencistas internacionais e as polêmicas do processo de desenvolvimento do capitalismo e entram as bases do fazer político contemporâneo”. Segundo o servidor, em Grandes Temas em História Política, pesquisadores locais e nacionais retornam às bases do pensamento político para buscar sua atualidade. “Vivemos em tempos de perda de referências? Voltemos a definir cidadania. Não sabemos mais o que esperar de nossos políticos? Retornemos à definição das instituições políticas. Não há mais ideologia na política? Lembremos as lições dos clássicos”, diz.

Conforme Barcellos, o ciclo é organizado no formato de conferências nacionais, focando no debate dos principais conceitos da política ao longo do tempo, sua pertinência com o destino das cidades frente ao “processo galopante de globalização” e enfrentamento da miséria social. “Reunindo pensadores locais e nacionais da vanguarda no campo do pensamento social, este é um projeto múltiplo que aposta na liberdade intelectual, na abordagem das diversas correntes de pensamento e na valorização da educação das massas como instrumento para o desenvolvimento”, diz.

O servidor da Câmara explica que as conferências são pensadas com autores atuais, valorizando o pluralismo de abordagens e o rigor acadêmico. “Com visões distintas, experiências originais e análises do mundo contemporâneo marcados pela crítica, as palestras propõem, no seu conjunto ao longo de um ano, uma linha plural e interdisciplinar de pensamento a partir de temas atualmente, de extrema relevância”, afirma.

Público e objetivos

As aulas magnas na Câmara são destinadas a um público amplo, em especial a professores de todos os níveis e disciplinas, alunos de Ensino Médio, graduação e pós-graduação, profissionais que atuam nas mais diversas áreas públicas e privadas, “seja no ensino, na medicina, na política, na comunicação, no Judiciário, nas artes ou na cultura”. O evento tem como objetivos principais:

- Incentivar as reflexões teóricas, filosóficas e políticas sobre a natureza da democracia, da política, da cultura política atual e suas repercussões para a realidade local a partir de bases sólidas na história do pensamento político;
- Incentivar a troca de informações e a pesquisa sobre a natureza, o funcionamento e a contribuição das instituições políticas no Ensino Médio;
- Ampliar a discussão respeito das relações históricas das ideias políticas no passado e no presente;
- Fornecer elementos para entender a relação entre direito, política e formação histórica dos conceitos de Estado, Estado de Direito e Estado Democrático de Direito.

O primeiro palestrante

Voltaire Schilling formou-se em História na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), onde passou a dar aulas. Tem lecionado há mais de 30 anos em vários estabelecimentos de ensino e realizado muitas palestras. É professor do Curso de Jornalismo Aplicado da RBS e conferencista da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris), colaborador em vários jornais, responsável pela seção História do Portal Terra, foi diretor do Memorial do Rio Grande do Sul e tem 16 livros lançados e mais de 50 trabalhos. 

Schilling representou o Brasil na Feira Internacional do Livro de Jerusalém, em 1991. Em 2005, foi distinguido com a Medalha Cidade de Porto Alegre por relevantes serviços prestados; em 2006, recebeu, da Secretaria Municipal da Cultura, o Prêmio Joaquim Felizardo, que destaca o Intelectual do Ano; e, em 2008, foi eleito membro da Academia Rio-Grandense de Letras. Em 2013, recebeu, do governo da França, a Ordem Nacional do Mérito no grau de Cavaleiro. Em 2010, foi um dos indicados ao Prêmio Darcy Ribeiro.

As conferências

24 de abril - Voltaire Schilling (historiador e professor)
22 de maio
– Sergius Gonzaga (Secretaria Municipal de Cultura)
21 de agosto - Fernando Schuller (Insper)
25 de setembro - Lênio Luiz Streck (Unisinos)
23 de outubro - Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz (Tribunal Regional Federal da 4ª Região)

Serão concedidos certificados ao público participante das conferências, que também valerão como horas complementares nas instituições de ensino. O Plenário Otávio Rocha fica no segundo piso da Câmara Municipal de Porto Alegre (Avenida Loureiro da Silva, 255) e conta com estacionamento gratuito.  Informações: (51) 3220-4374, e-mail escola@camarapoa.rs.gov.br

Texto e edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)*
* Com informações da Escola do Legislativo Julieta Battistioli