Reuniões

Wambert Di Lorenzo reúne-se com arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime, na Cúria Metropolitana da Capital

Temas sociais e demandas das paróquias foram discutidas durante encontro.

Wambert Di Lorenzo, Dom Jaime e Dom Donizete em reunião na Cúria Metropolitana de Porto Alegre. Foto: Marco Pecker
Wambert Di Lorenzo, Dom Jaime e Dom Donizete em reunião na Cúria Metropolitana de Porto Alegre. Foto: Marco Pecker

Professor Wambert esteve reunido com o arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime, e o bispo auxiliar, Dom Donizete, na Cúria Metropolitana de Porto Alegre na tarde de sexta-feira (23/06). Foram debatidos o papel das paróquias como canal de comunicação com a comunidade e as demandas provenientes desses locais. Para se ter ideia da dimensão, a Cúria atende cerca de 28 mil pessoas por meio de obras sociais e assistenciais.

Entre as demandas recebidas, está a do grupo de catadores que solicitou o auxílio de educadores na reciclagem dos materiais recolhidos. Também foi pedido o atendimento para pessoas que vivem em situação de rua. Outro tema presente foi a importância da população na contribuição para a defesa da vida, atuando nas causas sociais e de justiça e paz.

Wambert conversou sobre o movimento em defesa da vida e questões como aborto, eutanásia, armamento e drogadição, que necessitam do envolvimento dos diversos autores sociais para que o assunto não caia em moralismo, mas que sirva para se ampliar o debate. “Afirmo que o aborto não é uma questão religiosa, mas sim humanitária” declarou. Foi solicitada a nomeação de um padre para exercer capelania na Câmara Municipal de Porto Alegre, com possibilidade de formação intelectual e espiritual nesse espaço que é do povo.

Diante das questões recebidas, o vereador solicitará uma reunião junto ao presidente da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) para discutir os temas referentes ao atendimento dos jovens que vivem em situação de conflito social e como sua gestão junto à Câmara poderá ajudar nesse acolhimento. “Buscamos construir um canal para servir de plano de mediação dessas demandas”, pontuou Wambert.

Professor Wambert destacou que saiu da reunião realizado e reconfortado com os ensinamentos do arcebispo. Nas palavras de Dom Jaime: “A dimensão religiosa é integrante com o ser humano. Na realização do projeto de vida se faz necessária a dimensão religiosa. Quando o nada se impõe, a tragédia se aproxima”.

Foto: Marco Pecker