Monica Leal (PP)PP

Nome:
MONICA LEAL MARKUSONS
Partido:
PPPartido Progressista
Email:
monicaleal@camarapoa.rs.gov.br
Telefones:
3220-4233 / 3220-4234 / 3220-4235
Redes Sociais:
Monica leal

Presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre. Vereadora mais votada do Progressistas e da coligação vencedora em 2016 na Capital.

Formada em Jornalismo pela PUC/RS e pós-graduada em Ciência Política pela ULBRA.

Em 2006, foi convocada pelo Partido Progressista a ser candidata a senadora. Mesmo no meio do mandato de vereadora, assumiu a missão e o resultado foi surpreendente. De forma franca e objetiva, levou aos lares gaúchos o sentimento em comum da população: o medo da violência e do aumento da criminalidade. Entre suas propostas, a criação do Ministério da Segurança Pública, somente 12 anos depois implementado pelo presidente da República, Michel Temer. As urnas apontaram 854.700 votos, e ela conquistou, definitivamente, o seu capital político.

Foi Secretária da Cultura do governo Yeda Crusius, quando pautou sua gestão no zelo com o dinheiro público e no cumprimento da lei, destacando o resgate da credibilidade e da funcionalidade do Sistema LIC (Lei de Incentivo à Cultura).

É a quarta mulher a presidir o Legislativo porto-alegrense, em 245 anos de história, a primeira do seu partido (Progressistas) e a primeira de um partido de direita.

É filha de Pedro Américo Leal, conhecido militar, foi Coronel do Exército Brasileiro, ex-Chefe de Polícia do Estado do RS, e político, quatro vezes eleito Deputado Estadual do RS e três vezes eleito vereador de Porto Alegre. Sua bandeira era a Segurança Pública e a valorização dos nossos policiais, civis e militares, legado que é seguido pela vereadora Mônica.

O texto acima é de responsabilidade do(a) Vereador(a) e/ou de seu Gabinete Parlamentar.

Exibindo registros 2401 - 2400 de 300 no total

    e

    Exibindo 1 registro

    Jornalista, vereadora (PP) e presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre
    Artigo

    Coragem versus covardia

    Recordo perfeitamente como foi meu dia 15 de março de 2018, quando o Brasil acordava com a notícia estarrecedora do assassinato da vereadora carioca Marielle Franco, na noite anterior. Lembro que me senti levando um balde de água fria e vendo...