Valter NagelsteinMDB

Nome:
Valter Luis da Costa Nagelstein
Partido:
MDBMovimento Democrático Brasileiro
Email:
valtern@camarapoa.rs.gov.br
Telefones:
3220-4287 / 3220-4287 / 3220-4288 / 3220-4288 / 3220-4289 / 3220-4289 / 3220-4430 / 3220-4430 / 3220-4530 / 3220-4530
Redes Sociais:
Valter nagelstein


Presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre em 2018, Valter Nagelstein foi eleito em 2016 para o terceiro mandato consecutivo, é o vereador mais votado do PMDB no Rio Grande do Sul. Em 2017 presidiu a CPI da Telefonia Móvel do legislativo, bem como a Frente Parlamentar de Inovação e Tecnologia; Armas Pela Vida e a Frente Parlamentar de Revisão Legislativa (Revogaço). No ano passado Nagelstein também foi vice-presidente da Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação do parlamento.

 Secretário de Urbanismo de Porto Alegre entre 2015 e 2016, implementou a operacionalização do processo eletrônico, que desburocratizou e agilizou tramites da secretaria. Promoveu também a revisão da legislação de licenciamento, a reestruturação do Planejamento Urbano, a criação do Grupo de Trabalho do Plano Diretor dos Espaços Urbanos e a histórica recriação da Zona Rural. Outra grande ação desenvolvida pelo vereador é o Master Plan da Revitalização do 4º Distrito, projeto para a região que compreende os bairros Floresta, São Geraldo, Navegantes, Farrapos e Humaitá, prevendo o primeiro parque linear da cidade: um novo boulevard, dentro de um conceito de cidade laboratório, onde inovações serão estimuladas no processo de resgate da região. Ele ainda assinou, com o Instituto de Planejamento da Escola de Engenharia da UFRGS, o convênio para confecção do Plano Diretor de Porto Alegre.

Em 2010, nomeado secretário municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic), estimulou o desenvolvimento da indústria, do comércio e da agricultura, criando programas de apoio ao micro e pequeno empreendedor (como o Microcrédito e a Linha da Pequena Empresa) e a Lei Geral da Microempresa em Porto Alegre. Por essas e outras ações, recebeu o prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae. Nagelstein trabalhou também na qualificação dos trabalhadores através do SINE municipal, instituiu o Fumo Zero, que proíbe o consumo de cigarros e assemelhados em locais fechados, consolidou o camelódromo e desenvolveu várias ações de repressão a pequenos delitos em operações em conjunto com a Brigada Militar, combatendo o furto e comércio de joias no Centro Histórico, pirataria, prostituição infantil e a perturbação da ordem pública (Operação Sossego). Segundo dados da BM, alguns delitos como furtos em veículos no bairro Cidade Baixa foram reduzidos em mais de 60%.

Valter Nagelstein foi ainda líder do governo Fogaça na Câmara de Porto Alegre, presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, por duas vezes, presidente da Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e do Mercosul (CEFOR), além de ter comandado o PMDB Porto Alegre em dois mandatos consecutivos. Sua trajetória política iniciou em 2000, aos 30 anos. Foi secretário do Conselho de Desenvolvimento dos Estados do Sul (CODESUL) e diretor de Fomento Social da CaixaRS, hoje Badesul, onde implementou o Credimicro, o maior Programa de Microcrédito do Rio Grande do Sul, com 25 milhões aplicados em mais de 100 municípios.

Advogado formado pela PUCRS, tem vários cursos de extensão e especialização, dentre eles o Curso de Civilização Francesa, feito na Universidade da Sorbonne, em Paris.

O texto acima é de responsabilidade do(a) Vereador(a) e/ou de seu Gabinete Parlamentar.

Exibindo registros 1 - 20 de 207 no total

e

Nenhum registro encontrado.