Comissões

Cece é favorável a criação do Museu Farroupilha

Fagundes (ao microfone) apoiou ideia. Bernardino (d) acompanhou reunião Foto: Elson Sempé Pedroso
Fagundes (ao microfone) apoiou ideia. Bernardino (d) acompanhou reunião Foto: Elson Sempé Pedroso

Projeto que trata da criação do Museu Farroupilha em Porto Alegre, do vereador Bernardino Vendrusculo (PMDB), recebeu parecer favorável da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre na tarde desta terça-feira (19/5). De acordo com a proposta, o espaço cultural servirá para preservar e abrigar os costumes da etnias que formaram a população gaúcha.

Na proposta, o parlamentar delega ao poder municipal a escolha do local que abrigará o Museu Farroupilha, mas sugere que seja aproveitado o antigo Grêmio Gaúcho, localizado na Avenida Carlos Barbosa, Bairro Medianeira. Fundado pelo major João Cezimbra Jacques, em 1898, o Grêmio Gaúcho, segundo Vendrusculo, está totalmente abandonado.

Ainda de acordo com o projeto, junto com o Museu será formado um Conselho Cultural composto por representantes do Executivo e do Legislativo municipais, da Brigada Militar, da Polícia Civil, do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore, do Instituto Cavaleiros Farroupilha, da Associação dos Piquetes do RS, do Instituto Anita Garibaldi, da Maçonaria Unida do RS e do Piquete Lanceiros Negros Contemporâneos.

Gravames
 
No entanto, de acordo com o vereador, a proposta de implantação do Museu no Grêmio Gaúcho, vem enfrentado resistência junto ao poder municipal porque existem dois empecilhos. “São dois gravames. Um por uma causa trabalhista e outro por parte do Estado”. Porém, o vereador entende também que, se não puder ser no prédio do Grêmio, que seja em outro lugar. “Não podemos perder parte da nossa história”, defende o parlamentar.
 
No final do encontro, ficou acertado que a Cece irá oficiar a Secretaria Municipal da Cultura para solicitar uma avaliação do valor cultural do prédio do Grêmio e da possibilidade de tornar o estabelecimento em bem do patrimônio público. Ficou decido também a realização de uma audiência pública com movimentos interessados na matéria. O projeto deve tramitar ainda em duas comissões para depois ser enviado para votação.

A iniciativa de Vendrusculo recebeu apoio de diversas entidades que compareceram à reunião nesta tarde. Na oportunidade, manifestaram-se representantes do Instituto Anita Garibaldi, Elma Sant´Ana, Oscar Gress, do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Doroteo Fagundes, do Instituto Cavaleiros Farroupilha, Ari Moraes da Rosa, da Ordem dos Cavaleiros do RS, Vilmar Romera, e ainda de Departamentos Tradicionalistas Gaúchos.

Regina Andrade (reg. prof. 8423)

Ouça:
Comissão aprova criação do Museu Farroupilha