Sessão Solene

Médico Mauro Sparta é Cidadão de Porto Alegre

  • Sessão Solene de outorga do Título de Cidadão de Porto Alegre a Mauro Fett Sparta de Souza. Na foto, o homenageado
    Mauro Sparta disse que, depois da Covid, o desafio agora é combater a dengue (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Sessão Solene de outorga do Título de Cidadão de Porto Alegre a Mauro Fett Sparta de Souza. Na foto, vereadora Mônica Leal, proponente
    Mônica Leal (PP) destacou a atuação do secretário durante a pandemia (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Em cerimônia realizada no Plenário Otávio Rocha, a Câmara Municipal de Porto Alegre entregou hoje (19/4) o título de Cidadão de Porto Alegre ao médico Mauro Sparta de Souza. A distinção foi proposta pela vereadora Mônica Leal (PP). Sparta é o atual secretário municipal da Saúde de Porto Alegre.

Mônica Leal destacou as “contribuições que Mauro Sparta já deu ao Rio Grande do Sul, a Porto Alegre, a Passo Fundo e a Canoas, municípios onde também desenvolveu seu trabalho ao longo de sua vida dedicada à medicina e ao bem comum. Hoje vemos, vivenciamos, como porto-alegrenses, como moradores dessa cidade, a sua gestão como secretário municipal de Saúde”.

A vereadora ressaltou o trabalho do secretário durante a pandemia de Covid-19. "Em meio ao cumprimento de todas as obrigações e atendimentos de demandas, já previstas ou esperadas pela secretaria e por sua equipe, era preciso focar sobretudo no combate à disseminação do coronavírus”. Mônica destacou o trabalho feito por Sparta nas campanhas de prevenção, na eficiência e nas condições dos hospitais, no amparo aos profissionais, no controle do sistema de leitos e pela vacinação da população da Capital, que alcançou altos índices de eficiência. 

A trajetória profissional de Sparta foi igualmente elogiada pela proponente, que encerrou seu pronunciamento agradecendo os esforços do secretário no combate à Covid-19. “Aqui um destaque para Porto Alegre, no cumprimento da vacinação, onde ocupou o primeiro lugar no ranking de imunizados entre as capitais brasileiras”. 

Sparta agradeceu o título recebido e falou de sua vida profissional e pessoal, reconhecendo as pessoas que o ajudaram durante sua trajetória. “Até 1994, eu simplesmente trabalhava em um consultório, como médico, como profissional, como cirurgião plástico. Em 1995, fui convocado pelo então secretário para ser delegado regional de saúde em Passo Fundo. Olhando para trás, vejo que ali foi o início de um trabalho de gestão”. 

“A pandemia da Covid nos trouxe muitas dores, muitas perdas. Nós vimos pessoas queridas adoecerem, partirem, mas também tivemos aprendizado. Estaremos mais preparados e fortalecidos para enfrentar o que estiver por vir. Já começamos a olhar para novos horizontes. Outros desafios se apresentam.” O secretário comentou sobre os efeitos positivos da vacinação na Capital e observou que agora o esforço da Secretaria de Saúde de Porto Alegre é no combate ao mosquito da dengue.  “Não pode ter água parada, os pátios não podem ter locais onde os mosquitos se reproduzam. Nós temos que conscientizar as pessoas e cuidar dos prédios públicos."

História

Natural de Santo Ângelo, é médico formado pela Universidade Católica de Pelotas em 1979. Tem especialização em Administração Hospitalar pela Universidade de Passo Fundo (1992). É especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e Conselho Federal de Medicina, sendo membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Também é membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da Sociedade Brasileira de Queimaduras. Atuou ainda como diretor técnico do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) e do Hospital Parque Belém. Com 20 anos de trajetória de vida pública, foi deputado estadual, secretário extraordinário da Copa 2014, chefe-adjunto da Casa Civil e secretário de Estado do Meio Ambiente.

Texto

Josué Garcia (estagiário de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)