Entrada gratuita

Peça expõe drama de mães de mineiros desaparecidos

O espetáculo será encenado às 20 horas de quarta e quinta-feira no Teatro Glênio Peres

II Mostra de Artes Cênicas e Música do Teatro Glênio Peres apresenta o espetáculo "Formas de Falar das Mães dos Mineiros Enquanto Esperam que Seus Filhos Saiam à Superfície".
A personagem Isabel (d) enfrenta a burocracia na busca pelo filho (Foto: Fernanda Chemale/Divulgação)

A II Mostra de Artes Cênicas e Música do Teatro Glênio Peres, da Câmara Municipal de Porto Alegre, apresenta, às 20 horas na quarta e na quinta-feira (26 e 27/10) desta semana, a peça Formas de Falar das Mães dos Mineiros Enquanto Esperam que Seus Filhos Saiam à Superfície, que tem entrada gratuita. Com texto do argentino Daniel Veronese, a montagem é produzida pela Bem Passado Produção Cultural e tem direção de Breno Ketzer. 

A trama retrata a busca da personagem Isabel (Nena Ainhoren) por informações que a levem a rever seu filho, desaparecido ao entrar em uma mina de carvão. Ela chega a um escritório, onde há uma porta para a mina. À espera de atendimento, vê-se envolvida em um interrogatório interminável, em meio a um labirinto burocrático e a um jogo sinistro de disfarces que a conduzem ao engano. Nessa atmosfera, que lembra as histórias de Franz Kafka, como lembra a produção da peça, a protagonista fica “emparedada entre a realidade e a ilusão e confunde-se entre a vontade e a ilusão de poder reencontrar seu filho”.

Ficha Técnica
Dramaturgia: Daniel Veronese
Direção: Breno Ketzer
Atuação: Nena Ainhoren, como Isabel; Maria Cecília Guimarães, como Secretária, e João França, como Homem
Cenografia: Rodrigo Lopes
Figurinos: Rosângela Cortinhas
Adereços: Adalberto Almeida
Iluminação: Breno Ketzer 
Fotografias e filmes: Fernanda Chemale
Produção: Bem Passado Produção Cultural

Ingressos

Os ingressos para o espetáculo estão disponíveis a partir desta terça-feira (25/10) no Memorial da Câmara Municipal (Avenida Loureiro da Silva, 255, térreo), das 9 às 12 horas e das 14 às 18 horas, ou uma hora antes das apresentações. A entrada do público deve ser pelo pórtico lateral da Câmara. A portaria da rampa estará fechada. O estacionamento também é gratuito. Classificação indicativa de idade: 12 anos. Informações: (51) 3220-4318.

Texto e edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)