Plenário

Lideranças

Vereadores Nagelstein, Pancinha, Flecha Negra e Dib na Representativa Foto: Tonico Alvares
Vereadores Nagelstein, Pancinha, Flecha Negra e Dib na Representativa Foto: Tonico Alvares

Nos tempos de Liderança da sessão da Comissão Representativa desta quarta-feira (8/7), os vereadores de Porto Alegre abordaram os seguintes temas:

CORRUPÇÃO - Maria Celeste (PT) reiterou proposta de enviar, à Assembleia Legislativa, Moção de Apoio à abertura de CPI para investigar as denúncias de corrupção no governo do Estado. A vereadora disse que o Rio Grande do Sul está preocupado com o nível de corrupção que assola o Rio Grande do Sul. Na sua opinião, com as novas denúncias divulgadas por Lair Ferst e publicadas no jornal Zero Hora, fica comprovado que o PSOL estava certo. "A governadora, mais uma vez, se cala, se omite", disse. "Se nada é novo, como diz Yeda, porque o jornal publicaria as novas denúncias na íntegra?". (CB)

PLURIANUAL - Airto Ferronato (PSB), relator do projeto de Plano Plurianual (PPA), afirmou que há excesso de emendas ao texto, que prevê os investimentos para os próximos quatro anos de administração municipal. Segundo o vereador, as emendas até podem ser "justas e apropriadas", mas muitas delas exibem problemas de redação e não prevêm de qual outra rubrica sairão os recursos para as propostas que encerram. "Os vereadores necessitam dar uma parada, pensar e ver que emendas poderão prosperar", sugeriu. (CB)

EQUÍVOCO - Carlos Todeschini (PT) garantiu que é um equívoco a informação veiculada pela rádio BandNews na sexta-feira passada, às 20 horas. Conforme o vereador, a emissora noticiou que Porto Alegre tem uma das piores situações de saneamento do Brasil, representando risco para a população. "Talvez seja um ataque de outras cidades interessadas na Copa do Mundo", considerou. Todeschini lembrou que o DMAE sempre foi modelo no tratamento de água, sendo responsável, inclusive, pelo baixo índice de mortalidade infantil na cidade. "Está se passando uma imagem equivocada, que induz contra Porto Alegre", alertou. (CB)

DIQUE - Nelcir Tessaro (PTB) apresentou o projeto elaborado em sua gestão no Demhab para as casas destinadas às famílias da Vila Dique, que serão transferidas da atual área para que seja possível ampliar a pista do Aeroporto Salgado Filho. Segundo o vereador, por essa proposta, as casas têm 42,35 metros², dispondo de dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro, área de serviço e área de circulação. "Era para ser executado este projeto", afirmou, lamentando que o Executivo tenha optado por um segundo. (CB)

RECURSOS - Sobre o Plurianual, Valter Nagelstein (PMDB) observou que a demanda é menor que os recurso disponíveis. Ele criticou emendas de vereadores deslocando os R$ 12 milhões previstos à publicidade para outras áreas, o que classificou como ingerência nas prerrogativas do Executivo. Sobre o preço das tarifas de ônibus, sugeriu audiência com o Comtu. "Os vereadores não decidem sobre isso." Nagelstein ressaltou a importância da ampliação da pista do Aeroporto para o RS e disse que o Executivo está fazendo esforço para garantir equipamentos públicos no reassentamento da Vila Dique. (CS)

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)