Sessão ordinária / Lideranças
Na sessão ordinária desta segunda-feira (13/2), os vereadores trataram do seguintes temas no período de Lideranças:
ARENA - Alceu Brasinha (PTB) disse que as obras da Arena do Grêmio, na Zona Norte da Cidade, abrigam hoje em torno de 2 mil funcionários. Era um bairro esquecido e agora vem recebendo obras trazendo grandes melhorias, ressaltou o parlamentar. Brasinha reconheceu, no entanto, que as obras também trazem alguns problemas. Mas sabemos que os deputados estão fazendo esforços para que esses imprevistos sejam sanados. Na opinião do vereador, a Arena do Grêmio será a mais moderna do mundo com mais de 120 camarotes. O vereador considerou que, caso as obras do Sport Clube Internacional não fiquem prontas até a Copa 2014, quem sabe o Grêmio possa receber os jogos. (RA)
INCLUSÃO - Luciano Marcantônio (PDT) falou do projeto, de autoria do vereador André Carús (PMDB), que institui o Programa Municipal do Primeiro Emprego. Parabenizo o vereador pelo protagonismo da proposta. Segundo o parlamentar, o projeto quando aprovado na Casa, trará grandes benefícios para os jovens. Tenho convicção que esta idéia vem ao encontro dos anseios de grande parte da sociedade, considerou Marcantônio. O vereador disse ainda ter certeza que a Prefeitura, através da secretaria da Fazenda, vai encontrar, de maneira responsável, uma maneira de que este projeto se concretize sem prejuízos para o erário público. Fortunati e sua equipe estão de parabéns porque visam melhorias e qualidade de vida para a sociedade porto-alegrense. (RA)
DESAFETAÇÃO - Paulinho Rubem Berta (PPS) comentou que na próxima quarta-feira (15/2) o Legislativo estará votando projeto que trata da desafetação de área do loteamento Recanto do Sabiá. Segundo ele, caso aprovado, em torno de 1.200 famílias serão beneficiadas. Peço a compreensão de todos os meus pares para que aprovemos esta proposta importante para estas famílias, pediu Rubem Berta. Comentou que após a regularização da área, os moradores poderão pleitear recursos para investir em infraestrutura no local. Com a desafetação e regularização, investimentos poderão ser feitos., reconheceu o parlamentar. (RA)
DAER- Pedro Ruas (PSoL) comunicou que pediu audiência com o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Postal, com o objetivo de tomar conhecimento do relatório que aponta irregularidades no Daer. Caso eu consiga acesso, pretendo publicizar o conteúdo, prometeu o vereador. Disse que ficou preocupado ao saber que dos 55 deputados estaduais, somente seis se interessaram e tomaram conhecimento do relatório. 49 nem se dignaram a olhar, enfatizou Ruas. Na opinião do vereador, a sociedade tem o direito de saber quem está sendo investigado e onde foi parar o dinheiro desaparecido (RA)
ASSEMBLEIA - Aldacir Oliboni (PT) comunicou ao plenário que hoje é seu último pronunciamento como vereador de Porto Alegre. Oliboni assume como deputado estadual nesta terça-feira (14/02). O vereador aproveitou para agradecer todos que estiveram ao seu lado. "Desde 2000, quando entrei no Legislativo, aprendi muito. Propus e consegui aprovar projetos importantes como o que criou o Portal Transparência, o que deu fim ao Nepotismo e o que implementou o Ficha Limpa Municipal na cidade". Para Oliboni, atuar como vereador foi a prova de que se pode mudar a realidade das pessoas. "Deixo a Câmara com a convicção de que ajudei a construir uma cidade melhor para todos". (ES)
ANIVERSÁRIO - Adeli Sell (PT) saudou a realização do aniversário de 32 anos de existência do PT. "Ao longo de todos esses anos passamos por muitas mudanças. O Brasil que fundou o PT não existe mais, somos uma democracia com avanços econômicos e menos desigualdade social atualmente. O PT teve papel fundamental nesse avanço", afirmou. Segundo ele, o PT venceu obstáculos pela força da militância, defendendo uma concepção de sociedade diferente das outras que existiam. "Fomos um partido da contra ordem, fomos propositivos e chegamos ao modo petista de governar", registrou ao frisar que é um prazer fazer parte de um partido forte que mudou a realidade do Brasil. (ES)
PROJETOS - Nelcir Tessaro (PSD) desejou sucesso ao vereador Aldacir Oliboni (PT) na Assembleia Legislativa e recomendou que o novo deputado faça pelo Estado o que sempre fez por Porto Alegre. "Que a sua luta seja ainda mais forte". Além disso, Tessaro registrou que todos os executivos municipais, principalmente o de Porto Alegre, precisam debruçar-se nos projetos que possuem como financiamento recursos provenientes do Governo Federal. "É importante que os executivos tenham como prioridade os projetos que precisam de ajuda da União. Aqui em Porto Alegre, é preciso ficar de olho nas obras e nas duplicações de avenidas importantes para a Copa de 2014", reiterou. (ES)
PARTIDOS - Toni Proença (PPL) saudou o vereador Aldacir Oliboni (PT), que assume o mandato de deputado estadual na Assembléia Legislativa gaúcha e a bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) pelos seus 32 anos. O parlamentar ressaltou que há quatro meses, ao migrar para o Partido Pátria Livre, percebeu que "é possível construir um novo mundo, a partir da construção de um partido; o PT é exemplo disso". (AS)
MOBILIDADE - Reginaldo Pujol (DEM) defendeu a duplicação da Avenida Edegar Pires de Castro, na Zona Sul de Porto Alegre; mas lamentou que "obras dessa natureza sejam possível apenas com recursos externos, a exemplo de incentivos federais", ao lembrar que não existe projeto ou previsão orçamentária para atender a demanda desta região, causada pelo crescimento populacional.(AS)
EMPREGO - André Carus (PMDB) pediu empenho do Executivo Municipal, para adequações ao Projeto de Lei que Instutui o programa Municipal do Primeiro Emprego, como forma de gerar alternativas e incentivo de emprego e renda aos jovens de 17 a 24 anos. O parlamentar defendeu que esse projeto entre em votação na Câmara Municipal de Porto Alegre, em 30 dias, ao lamentar que a "Secretaria da Fazenda se manifestou tardiamente, sobre o tema de tamanha importãncia, impedindo a prosperidade dessa matéria".(AS)
CONES - Luiz Braz (PSDB) sugeriu a constituição de uma comissão formada pelo Executivo Municipal, Legislativo e Aeronáutica com o objetivo de estabelecer uma solução aos chamados cones de aproximação, considerados áreas de obstáculos de obras e que não foram tratadas no Plano Diretor. Ao ressaltar que os vereadores não são técnicos especialistas para definir a matéria, ele disse: "nós precisamos compor, para que saia um projeto com vistas a solucionar a questão". O parlamentar também solicitou a apresentação, por parte da Prefeitura Municipal, estudos sobre as áreas de interesse cultural, a fim de debate a adequações no Legislativo.(AS)
Regina Andrade (reg. prof. 8423)
Ester Scotti (reg. prof. 13387)
Angélica Sperinde (reg. prof 7862)