Plenário

Porto Alegre terá censo para mapear praticantes de religiões de matriz africana

  • Movimentação de Plenário
    Censo pretende direcionar políticas públicas para religiões de matriz africana (Foto: Fernando Antunes/CMPA)
  • Movimentação de Plenário. No microfone de apartes o vereador Cláudio Janta.
    Cláudio Janta (Solidariedade) (Foto: Fernando Antunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou na sessão desta quarta-feira (27/9) projeto de lei que cria o Censo de Inclusão das Religiões de Matriz Africana no município. A proposta foi apresentada pelo vereador Cláudio Janta (Solidariedade). "Com este projeto, buscamos ter as informações necessárias para aplicar as políticas públicas e direcioná-las aos povos das religiões de matrizes africanas, tornando mais igualitários os recursos municipais destinados às religiões", explica Janta. 

O projeto prevê que são objetivos do censo identificar a quantidade e o perfil socioeconômico das pessoas que frequentam e praticam as religiões de matriz africana; criar o mapeamento das casas de religião de matriz africana; e praticar políticas públicas que sejam direcionadas a religiões de qualquer credo.

Pela proposta, serão realizados censos para a obtenção de dados e para a quantificação, a qualificação e a localização das pessoas que frequentam e praticam as religiões de matriz africana. O primeiro censo deverá ser realizado no ano subsequente ao ano de sua criação, e os seguintes deverão ser realizados a cada cinco anos.

Texto

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Edição

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)