Projeto garante mamografia pelo SUS a mulheres acima dos 40 anos

• Projeto Mamografia
    Câncer de mama é segundo com maior incidência no Brasil (Foto: @CristineRochol)
  • Vereador Jonas Reis
    Jonas Reis (PT) (Foto: Leonardo Lopes/CMPA)

Está em discussão na Câmara Municipal de Porto Alegre projeto de lei que garante a realização de mamografia bilateral de rastreamento do câncer de mama e de ultrassonografia mamária às mulheres a partir dos 40 anos de idade que acessarem os serviços do SUS no Município. A proposição é de autoria do vereador Jonas Reis (PT). "A neoplasia mamária é o tipo de câncer com maior incidência no mundo e, no Brasil, é o segundo tipo mais incidente nas mulheres de todas as regiões", observa o autor.

Além de garantir a realização da mamografia e da ultrassonografia, o projeto prevê que a requisição para os exames dependerá da avaliação de profissional de saúde, respeitadas as legislações e resoluções do exercício profissional. Estabelece ainda que os exames deverão ser realizados em até 30 dias, contados da data da consulta em que foram solicitados. Também ficará garantida a realização de consulta de retorno para apresentação dos resultados dos exames realizados.