Projeto obriga escolas a manter portões fechados durante as aulas

• Visita à EMEF Prof. Gilberto Jorge.
    Objetivo da medida é garantir segurança a alunos, professores e funcionários (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Vereador Gilson Padeiro
    Gilson Padeiro (PSDB) (Foto: Yasmim Fernandes Borges/CMPA)

Está em Discussão Preliminar de Pauta na Câmara Municipal de Porto Alegre projeto de lei que estabelece a obrigatoriedade de fechamento de portões das escolas da Rede Municipal de Ensino e da Rede Parceirizada de Porto Alegre. A proposição é do vereador Gilson Padeiro (PSDB). "A medida certamente trará mais tranquilidade e segurança aos pais, profissionais da educação e especialmente às crianças e aos estudantes em relação a atos atrozes praticados por elementos inescrupulosos", justifica o vereador.

O projeto define que a direção da escola determinará, no início e no final de cada turno de atividades, os períodos em que os portões serão abertos, designando um funcionário responsável por controlar a entrada e a saída de alunos, pais ou responsáveis legais e visitantes nessas ocasiões. Ainda conforme a proposta, durante o período de realização das atividades educativas e de ensino, o acesso aos prédios e às áreas afins será permitido mediante prévia identificação e autorização da direção.