Plenário

Projeto prevê vacinação anual contra a pneumonia na rede municipal

  • Vacinação contra pneumonia
    Projeto quer incentivar população a se vacinar contra a doença (Foto: @CristineRochol)
  • Vereador Aldaci Oliboni
    Aldacir Oliboni (PT) (Foto: Gabriel Ribeiro/CMPA)

Está em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre projeto de lei que prevê a realização de campanha anual de vacinação contra a pneumonia na Capital. O projeto é de autoria do vereador Aldacir Oliboni (PT). "Hoje, o Sistema Único de Saúde já disponibiliza a vacina mas não há campanha de vacinação específica e sequer incentivo público para que ocorra", lembra o vereador.

O projeto também assegura prioridade na vacinação contra pneumonia na rede pública de saúde aos idosos com idade igual ou superior a 60 anos, às crianças com idade igual ou inferior a cinco anos; às pessoas com asma ou outras doenças respiratórias crônicas, com hipertensão, com doenças cardiológicas, com hepatopatias crônicas, com fibrose cística, com trissomias, com diabetes ou imunodeprimidas; às gestantes; e aos profissionais da área da saúde. não há campanha de vacinação específica e sequer incentivo público para que ocorra. Conforme o projeto, a rede pública de saúde poderá adicionar outros públicos prioritários na vacinação. 

A proposta apresentada por Oliboni ainda prevê a promoção de campanhas educativas, com materiais sobre o tema, para a conscientização da população acerca da importância e do benefício da vacina, bem como das formas de prevenção da doença.

Texto

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)