Cultura

Aberto o 21º Salão de Artes Plásticas da Câmara

Manu Raupp conquistou o prêmio principal do evento, que reúne 37 obras de 22 artistas

  • Premiação do 21º Salão de Artes Plásticas Câmara Municipal de Porto Alegre
    Os premiados e selecionados, com convidados, jurados e organizadores (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Premiação do 21º Salão de Artes Plásticas Câmara Municipal de Porto Alegre
    A artista Manu Raupp, com seu desenho vencedor (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Na data em que completou 243 anos, a Câmara Municipal de Porto Alegre abriu seu 21º Salão de Artes Plásticas na noite desta terça-feira (6/9), em solenidade no Plenário Ana Terra. Na cerimônia, foram divulgados os seis artistas premiados, escolhidos entre os 22 selecionados para o evento, que reúne 37 trabalhos até 7 de outubro. O Salão deste ano presta uma homenagem aos 80 anos do pintor gaúcho Paulo Porcella, que não pôde comparecer à abertura, mas foi representado por sua filha, Helenice Porcella. Além dela, compuseram a mesa o diretor-geral da Câmara, Roberto Kraid, representando a Presidência da Casa; o secretário municipal de Cultura, Roque Jacoby; e o jurado Jorge Portanova.  

A porto-alegrense Manu Raupp venceu o Salão, levando o Prêmio Aquisição de R$ 8 mil com um desenho sem título elaborado em caneta e grafite sobre papel. Conquistaram os Prêmios de Incentivo à Criatividade (de R$ 2 mil cada) os seguintes artistas: Alexandre De Nadal (arte digital), Bruno Borne (vídeo-arte), Carine Krummenauer (desenho), Fábio Vasconcelos (cerâmica) e Jander Rama (gravura). 

Nascida em 1987 na capital gaúcha, Manu Raupp é bacharel em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) desde 2010. Lançou o livro de desenhos Ambidestros, pela editora Azulejo Arte Impressa, e expôs os desenhos originais na Galeria Pop-Up Aura, em 2016. Realizou exposições individuais no Studio Clio (Gesto Lúdico, 2015) e no Espaço Cultural 512 (projeto A Arte da Boemia, 2013). Manu participou de coletivas no Instituto Estadual de Artes Visuais (Ieavi), na galeria Acervo Independente e no 20º Salão da Câmara Municipal, em 2014, quando obteve Menção Honrosa.

Sobre o desenho vencedor, com dimensões de 30x91cm, e as outras duas obras da mesma técnica inscritas por ela no 21º Salão, Manu afirma: “O processo criativo acontece através do diálogo entre desenho e pintura. Os trabalhos são resultados de ações espontâneas que têm como influência os movimentos desprendidos dos desenhos infantis. Os desenhos são compostos por formas livres e lúdicas, através das cores, dos traços e das sobreposições, inspirados na estética circense”.

A exposição

Os artistas premiados e demais selecionados para o 21º Salão estão com seus trabalhos expostos na Câmara (Avenida Loureiro da Silva, 255), das 8 às 18 horas, de segundas a sextas-feiras, com entrada gratuita. Nos feriados de 7 e 20 de setembro, não haverá visitação. O evento é promovido e patrocinado pela Câmara e contou, nesta edição, com apoio do restaurante Atelier de Massas. Confira todos os artistas premiados e selecionados:  

Prêmio Aquisição
- Manu Raupp (sem título, desenho em caneta sobre papel, 2016)
Prêmios de Incentivo à Criatividade
- Alexandre De Nadal (três obras da série Bã bié ta: Av. Assis Brasil, Av. Azenha e Av. João Pessoa, arte digital, 2016)
- Bruno Borne (A1, vídeo-arte, 2015)
- Carine Krummenauer (três obras sem título, desenho em grafite sobre papel, 2015)
- Fábio Vasconcelos (Orgânico Emersão e Orgânico Profunduras, cerâmica, 2015)
- Jander Rama (Implante para Pedestres, Homem Modular, Tecno-sereia Submarina, gravura, 2016)    

Demais selecionados: Cristiano Sant’Anna (fotografia), Daiana Schropel (objeto), Eduardo Andrejew (pintura), Kaue Nerys (pintura), Lia Freitas (cerâmica), Lorena Steiner (pintura),Magna Sperb (escultura),Maísa Stolz (escultura),Marcelo Bordignon (pintura), Márcia Braga (objeto), Moacir Chotguis (colagem), Natalia Schul (fotografia), Raul Saldanha Pilla (cerâmica), Rita da Rosa (instalação), Thiana Sehn (pintura), Verlu Macke (objeto).

Compuseram a Comissão de Seleção e Premiação os artistas Anete Abarno, Renato Garcia e Jorge Luis Portanova. Eles analisaram os 144 portfólios inscritos, dos quais 30 foram pré-selecionados para concorrer à etapa final de seleção e à premiação, chegando aos 22 artistas selecionados. Na avaliação dos trabalhos, os jurados levaram em consideração os critérios de originalidade, contemporaneidade e adequação física e conceitual ao espaço expositivo. Fizeram parte da Comissão Organizadora do Salão sete servidores efetivos da Câmara: Ana Maria Girotto, Cassiano Cesario da Costa, Cláudia Helena Cunha Inácio, Denise El Havat Pickler, Juliana Maia, Rosana Magali Martins de Castro e Simone Vicari Tarasconi.  

Paulo Porcella

Este ano, o 21º Salão da Câmara presta homenagem ao legado de Paulo Porcella para as artes visuais. O artista de 80 anos não pôde comparecer à solenidade desta terça-feira, mas esteve na Câmara na tarde de segunda (leia matéria da visita) . Nascido em 1936 em Passo Fundo (RS), Porcella chegou a Porto Alegre nos anos 50 para estudar Artes na Ufrgs. É pintor, gravurista e muralista, com trabalhos de grande destaque, como os oito murais intitulados O Caminho – uma visão renovadora dos jesuítas, na Unisinos, em São Leopoldo. Também se dedicou ao desenho, à aquarela e à restauração. Foi professor e diretor do Atelier Livre da Prefeitura. Junto ao Salão, no segundo piso da Câmara, está exposta sua pintura A Virgem de Mercy (2016).  

Idealizado pelo ex-vereador, escritor e jornalista Josué Guimarães (1921-1986), o Salão da Câmara foi criado por lei municipal em 1952. Inicialmente aberto apenas aos artistas gaúchos, funcionou até 1960, sendo reativado em 1988, quando passou a aceitar a participação de candidatos de outros Estados e países. É realizado a cada dois anos, firmando-se como espaço de exibição para a arte contemporânea do Rio Grande do Sul.

Texto e edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)