Plenária do Estudante

Alunos do Partenon simulam sessão plenária na Câmara

Jovens apresentaram propostas beneficiando escola e bairro Foto: Camila Domingues
Jovens apresentaram propostas beneficiando escola e bairro Foto: Camila Domingues

Quarenta e um alunos de 8ª séries da Escola Estadual Maurício Sirotsky Sobrinho, do bairro Partenon, participaram nesta segunda-feira (7/7) da Sessão Plenária do Estudante, na Câmara Municipal de Porto Alegre. Realizada no Plenário Ana Terra, essa atividade – promovida pelo Memorial da Casa -, tem por objetivo promover a educação política e incentivar a cidadania em crianças e adolescentes de escolas da cidade.

Acompanhados pela professora e vice-diretora da escola, Maria Zélia Dias Santos, os alunos, além de simularem uma sessão plenária, onde apresentaram e defenderam projetos de lei por eles elaborados, também visitaram a Câmara Municipal. No roteiro, foram mostrados aos jovens os espaços de exposições de artes plásticas e o Plenário Otávio Rocha, onde são realizadas as reuniões ordinárias dos vereadores.

Propostas

As propostas elaboradas pelos alunos estiveram ligadas a seis temas: educação, segurança pública, saúde, esportes, meio ambiente e urbanização. Criação de programa de incentivo à qualificação de professores municipais foi um dos projetos defendidos na tribuna do Ana Terra. Implantação de guarda permanente e serviço de ambulatório em escolas municipais foram outras solicitações feitas em projetos de lei.

Também integraram as propostas da Maurício Sirotsky solicitações de criação de quadras de esportes em praças do Município, designação de policiamento efetivo em praças e parques e a ampliação do número de vagas em abrigos municipais para atendimento de pessoas em situação de mendicância. A participação nas Sessões Plenárias do Estudante é aberta à escolas municipais, estaduais e particulares de Porto Alegre.

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)