Plenária do Estudante

Alunos sugerem uso de sacolas de pano no comércio

Jovens atuaram como vereadores Foto: Camila Domingues
Jovens atuaram como vereadores Foto: Camila Domingues

Os 15 alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Miguel Tostes, do Bairro Ipanema, que participaram da Sessão Plenária do Estudante desta segunda-feira (14/7) apresentaram e aprovaram uma proposta que determina o uso de sacolas de pano em estabelecimentos como supermercados, padarias, fruteiras e mercearias. Realizada no Plenário Ana Terra da Câmara Municipal de Porto Alegre e coordenada pelo Memorial da Casa, a atividade contou com a participação do vereador Professor Garcia (PMDB).

O projeto das sacolas de pano foi criado pelo grupo formado por Gabriel Fontes de Oliveira, Matheus Henrique e Lucas da Mota. Segundo os estudantes, a idéia é proteger o meio ambiente, evitando a poluição. “As sacolas plásticas demoram demais para se decomporem, e as de pano são reaproveitáveis”, explicou Matheus, da tribuna.

Os estudantes, pertencentes a turmas de 5ª a 8ª séries, apresentaram outros três projetos com melhorias para a cidade, nas áreas de saúde, educação, esportes e formação profissional. No primeiro, Rochelly Silva, Kelly La Porta, Michael Botelho e Jéssica Gama reivindicam mais verbas para a saúde, com o objetivo de melhorar o atendimento e qualificar os profissionais da área. A verba viria de um desconto de R$ 0,25 nos salários dos servidores públicos.

No segundo projeto, o grupo de Gabriel França, Henricke Silveira da Costa e Williams Lucena sugere que o governo municipal disponibilize bolsas em cursos técnicos para 30% dos estudantes de Ensino Médio da rede pública que obtiverem melhor rendimento escolar. Segundo eles, o objetivo é possibilitar que os jovens saiam da escola com uma formação profissional.

O terceiro projeto, de Juliana Vargas, Débora Rodrigues, Deivison Flores, Bruno Fraga e Denis Rodrigues, pede a construção de ginásios de esportes em todas as escolas de Porto Alegre, dotando-os de recursos humanos, materiais e verba mensal de manutenção. Conforme os estudantes, estimular as práticas esportivas seria uma forma de tirar os jovens das ruas.

A Plenária do Estudante é promovida pelo Memorial da Câmara nas tardes de segunda-feira, durante o ano letivo, e simula uma sessão de vereadores. As escolas interessadas em participar da atividade devem contatar o Memorial pelos telefones (51) 3220-4187 e 3220-4318.

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)