André Gerdau Johannpeter é Cidadão Emérito da Capital
A Câmara Municipal outorgou o título de Cidadão Emérito de Porto Alegre a André Bier Gerdau Johannpeter, 47 anos, empresário e medalhista olímpico em Atlanta 1996 e Sidney 2000. A entrega do título, proposto pelo vereador João Bosco Vaz (PDT), ocorreu em sessão solene na tarde desta terça-feira (1º/6) no Plenário Otávio Rocha. André conquistou as medalhas de bronze para o Brasil no hipismo, nas provas de saltos por equipe, e, desde 2007 é diretor-presidente do Grupo Gerdau, uma das maiores empresas produtoras de aço do mundo. A solenidade foi presidida pelo vereador João Dib (PP).
João Bosco Vaz afirmou ser difícil separar o empresário do esportista. André representa um exemplo de esportista que alcança um patamar e tem lugar no mercado, ressaltou. Segundo o vereador, o esporte é humildade, derrota, vitória, disciplina e renúncias. Ele ressaltou que ser medalhista olímpico com disciplina e humildade e ocupar o cargo de diretor-presidente do Grupo Gerdau é fruto de sua trajetória.
André agradeceu a homenagem e o reconhecimento da Câmara. Para ele, receber o título de Cidadão Emérito na sua cidade depois de morar em várias localidades é muito especial. O esporte, segundo ele, é muito importante em sua vida. "O aprendizado com o hipismo me ensinou a chegar hoje onde estou, afirmou. "Hoje busco outro tipo de medalhas: geração de emprego, pagamento de impostos e continuar o trabalho do Grupo Gergau."
Participaram da solenidade os vereadores Dr. Raul (PMDB), Sebastião Melo (PMDB), Toni Proença (PPS), João Carlos Nedel (PP) e Dr. Thiago Duarte (PDT), além do secretário estadual da Administração e dos Recursos Humanos, Elói Guimarães; do deputado Paulo Brum; do diretor do Foro de Porto Alegre, juiz Alberto Delgado Neto; do comandante do 3º Regimento de Cavalaria de Guarda, tenente-coronel Josias Pedrotti da Rosa; e do presidente do Conselho de Cidadãos Honorários de Porto Alegre, Carlos Pippi da Motta.
O homenageado
O novo Cidadão Emérito de Porto Alegre tem 47 anos, é diretor-presidente (CEO) do Grupo Gerdau, um dos maiores produtores mundiais de aço. No início de 2008, André também passou a integrar o Conselho de Administração do Gerdau. O grupo é líder na produção de aços longos nas Américas e um dos maiores fornecedores de aços longos especiais do mundo. Possui presença industrial em 14 países, com operações nas Américas, na Europa e na Ásia.
André tem cerca de 30 anos de experiência na Organização. Antes de assumir a função de CEO, liderou globalmente as áreas de Marketing e Vendas, Metálicos, Suprimentos, Logística, Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Organizacional. Anteriormente, atuou como vice-presidente do Comitê Executivo e COO (Chief Operating Officer) da Gerdau Ameristeel empresa responsável pelas operações no Canadá e Estados Unidos. É membro do Conselho de Administração da Gerdau Ameristeel desde 2002.
O empresário exerceu várias funções nas áreas de Tecnologia da Informação, Vendas, Recursos Humanos e Planejamento Estratégico. É graduado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Complementou sua formação acadêmica com os cursos General Business Administration, na Universidade de Toronto (Canadá), Marketing, em Ashridge (Inglaterra), e Advanced Management Program, na Wharton School Universidade da Pensilvânia (Estados Unidos).
Estão no currículo de atleta de André títulos nacionais e internacionais, como de campeão brasileiro sênior, em 1997, e sul-americano júnior, em 1978. O homenageado já conquistou, em 2000, o primeiro lugar individual da prova The Best Jump, o mais tradicional evento do hipismo no Estado. Nesse segmento, sempre destinou esforço e dedicação na conquista de sua vasta lista de troféus. Nascido em 17 de março de 1963, André iniciou, desde cedo, sua carreira esportiva. No ano de 1973, já se consagrava vice-campeão brasileiro mirim de hipismo. Sempre atuou com grande sucesso nesse ramo do esporte.
O Grupo Gerdau também apoia, de forma significativa, o esporte por meio da construção de espaços destinados a essas práticas, onde são realizadas uma série de atividades com as comunidades carentes da região. Por isso, o patrocínio de atletas é prática corrente na estratégia deste grande grupo mundial.
Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)