Sessão Solene

APAE Porto Alegre recebe a Comenda Porto do Sol

  • Outorga da Comenda Porto do Sol à APAE
    Direção, funcionários e pessoas atendidas pela Apae participaram da homenagem (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
  • Outorga da Comenda Porto do Sol à APAE
    Ferreira e Alvoni na cerimônia no Plenário Otávio Rocha (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre concedeu hoje (23/8) a Comenda Porto do Sol à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Porto Alegre (APAE). A homenagem é uma iniciativa do vereador Alvoni Medina (Republicanos). A comenda é a mais alta distinção conferida pela Câmara e se destina a pessoas físicas ou jurídicas que se destacam por sua atuação em prol da sociedade porto-alegrense.

Alvoni Medina contou a história da APAE e o tamanho da sua importância na sociedade porto-alegrense. "A APAE Porto Alegre tem como missão promover e articular ações de defesa de direitos e prevenção, orientações, prestação de serviços, apoio às familias para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência." O vereador destacou que a entidade possui duas unidades de atendimento aos deficientes do espectro autista: Escola de Educação Especial Nazaré, no bairro Glória, e Escola Especial João Alfredo de Azevedo, localizada na Vila Nova.

O vereador ressaltou a relevância da APAE na área da formação e melhoria de vida das pessoas com deficiência intelectual. "Seus serviços de atendimento ultrapassam mais de 20 mil por ano." Alvoni ainda salientou que a APAE oferece ações extracurriculares, com práticas importantes para o seu dia a dia, nas estruturas de padaria e confeitaria.

O presidente da APAE, Renato Luiz Ferreira, agradeceu à Câmara pelo prêmio e exaltou os feitos da associação. "Nós somos merecedores dessa comenda", disse, explicando como a nova gestão da APAE conseguiu cumprir todas as metas estabelecidas pela própria instituição e falou da grandeza do trabalho da APAE dentro da sociedade. O presidente também agradeceu ao vereador Alvoni Medina por ter proposto a distinção.

História

A APAE Porto Alegre foi fundada em 22 de agosto de 1962, e é filiada à Federação Nacional das APAEs. Atua com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento de crianças (a partir da estimulação precoce), jovens e adultos, para que tenham na medida de suas possibilidades uma vida independente e de protagonismo. Atualmente, a entidade possui duas Unidades de Atendimento às pessoas com deficiência intelectual e múltipla e do espectro autista: a Escola de Educação Especial Nazareth, localizada no Bairro Glória; e a Escola Especial Dr. João Alfredo de Azevedo, localizada no bairro Vila Nova. A partir destas duas unidades escolares, a APAE de Porto Alegre atua diretamente nas áreas de assistência social, educação e saúde, com atendimentos especializados, de prevenção, apoio à família e profissionalização, visando a melhoria na qualidade de vida das pessoas com deficiência. Anualmente, os atendimentos realizados pela APAE Porto Alegre ultrapassam a marca de 20 mil.

Atualmente, a APAE Porto Alegre possui uma equipe interdisciplinar a partir de profissionais de Serviço Social, Psicologia, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Pedagogia Especial, Terapia Ocupacional e Serviço Médico. Além disso, o Serviço de Habilitação e Reabilitação (SER) auxilia no desenvolvimento a partir da estimulação precoce (de 0 a 3 anos e 11 meses de idade) e Pedagogia Inicial (de 4 anos a 5 anos e 11 meses de idade); e o Grupo Conviver, realiza o trabalho direcionado a pessoas a partir de 45 anos.

A entidade também mantém o Programa de Passe Livre, em parceria com a EPTC, pelo qual cadastra as pessoas com deficiência e seus acompanhantes. Este serviço é realizado não somente aos educandos e usuários da APAE Porto Alegre, mas se destina a todas as pessoas com deficiência intelectual e múltipla, para o uso gratuito do transporte coletivo no município de Porto Alegre e na região metropolitana.

Texto

Vinícius Goulart (estagiário de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)