Comissões

Artigos sobre inclusão escolar são reunidos em caderno

Caderno tem artigos sobre inclusão publicados no Correio do Povo Foto: Bruno Todeschini
Caderno tem artigos sobre inclusão publicados no Correio do Povo Foto: Bruno Todeschini

A Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre lançou em parceria com a editoria de Ensino do jornal Correio do Povo, na manhã desta terça-feira (23/12), no Plenário Ana Terra, o caderno Inclusão, coletânea de artigos sobre inclusão escolar.

Organizada pela vereadora Sofia Cavedon (PT), presidente da Cece, e por Maria José Vasconcelos, editora de Ensino do Correio do Povo, a obra contempla 38 artigos publicados em coluna semanal do jornal intitulada Do Ensino, de março a dezembro de 2008. Os textos foram divididos em Políticas Públicas, Sindicatos, Sociedade Civil, Ensino Superior e Educação Escolar. Há ainda a Carta dos Pais, fruto do 1° encontro de pais do Fórum pela Inclusão Escolar de Porto Alegre.

Maria José lembrou que a idéia da coluna Do Ensino, criada em março, era trabalhar a questão da educação inclusiva de forma “particularizada e com carinho”. A partir daí, foram convidados a escrever educadores, especialistas, representantes de secretarias, sindicatos e conselhos. “Essa publicação celebra um esforço da comissão e a nossa vontade, como mídia, de contribuir com o tema da educação especial e inclusiva”, explicou.

Os artigos sobre o tema encerram em dezembro, com a participação da presidente do Conselho Municipal de Educação (CME) Rosa Mosna, mas a intenção é prosseguir com a coluna Do Ensino. “Dar continuidade mostrando um pouco mais da inclusão na prática, através de experiências concretas”, disse Maria José.

Taidje Gut (reg. prof. 13614)

Ouça:
Câmara e CP lançam coletânea sobre educação inclusiva