Cultura

Artistas homenageiam os 70 anos do Estado de Israel

A exposição montada na Câmara reúne 18 obras de várias técnicas e pode ser visitada até o dia 13 de julho

  • Presidente Valter Nagelstein participa da abertura da exposição 70 Anos de Israel - Homenagem Artistas Gaúchos.
    O presidente do Legislativo, Valter Nagelstein, participou da abertura do evento (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Exposição 70 anos do Estado de Israel
    Os trabalhos estão expostos no espaço T Cultural Tereza Franco (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

Um Olhar da Arte sobre Israel – 70 Anos é a exposição inaugurada na noite desta segunda-feira (2/7) na Câmara Municipal de Porto Alegre, com a presença do presidente da Casa, vereador Valter Nagelstein (MDB). Compõem a mostra 18 obras de 13 artistas judeus e não-judeus, que retratam aspectos culturais, históricos e religiosos, além de belezas naturais do país criado oficialmente pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1948. 

Estão em exibição trabalhos elaborados em variadas linguagens técnicas. Há pinturas em acrílico e óleo sobre tela, desenho digital,  recorte e colagem, esculturas em concreto celular, fios de cobre e contas, tapeçaria, bordado, fotografia híbrida e desenho em caneta e tinta sobre tela. “Como um mosaico de cores, formas e ideias significativas, celebramos a paz, a religiosidade, o sentimento de pertencimento do judeu da Diáspora e a beleza de seus símbolos”, afirma Elisa Tesseler, que participa da exposição com uma escultura.

Além de Elisa, fazem parte da exposição obras de Adriana Finkelstein, Ana Baladão, Clara Koury, Gilberto Sibemberg, Idel Menda, Lucia Guaspari, Lucy Copstein, Luiza Rossetti, Marinelsa Geyer, Sandra Kravetz, Suzana Albano e Tânia Mara Mattiello.

O evento tem visitação até o dia 13 de julho, das 8h30min às 18 horas, no espaço T Cultural Tereza Franco, no 2º piso da Câmara Municipal de Porto Alegre (Avenida Loureiro da Silva, 255), com entrada gratuita. Apoio do gabinete da Presidência do Legislativo, da Organização Sionista do Rio Grande do Sul e da Seção de Memorial da Câmara. Informações: (51) 3220-4318. 

Texto e edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)