Tribuna Popular

Associação pede apoio à tramitação da Lei do Circo

Tribuna Popular sobre a Lei do Circo, em andamento na Câmara. Na foto, o representante da Associação de Circo do Rio Grande do Sul (Circo Sul), Luiciano Fernandes
Luciano Fernandes preside a Circo Sul (Foto: Giulia Secco/CMPA)

A Associação de Circo do Rio Grande do Sul - Circo Sul, ocupou a tribuna popular da sessão ordinária da Câmara Municipal de Porto Alegre na tarde desta quinta-feira (28/3). Na oportunidade, Luciano Fernandes, representante da entidade, pediu o apoio de vereadores e vereadoras à tramitação da chamada Lei do Circo. O projeto de lei, protocolado na casa em dezembro de 2018, foi discutido e elaborado em conjunto por artistas e vereadores da Comissão de Educação, Cultura, Esportes e da Juventude (Cece), que recebeu a demanda.

“É uma arte milenar que está em todos nós”, destacou Fernandes ao discorrer sobre o circo e lembrar especialmente o apoio recebido na Cece por parte do falecido vereador Tarciso Flecha Negra. “Ao falar, ele se emocionava”, disse o orador, e completou: “a atividade esportiva tem dificuldades no final da vida, assim como na vida circense”. O representante da Circo Sul também preside no Rio Grande do Sul a Casa do Artista, que cuida de idosos cujas vidas foram dedicadas às artes cênicas, em teatro ou circo, entre outras áreas.

Fernandes solicitou igualmente que não se utilizem expressões ligadas ao circo de modo pejorativo. “Dizer que é ‘uma palhaçada’, ou ‘é um circo’, pode prejudicar a arte”, afirmou. “O palhaço é um grande profissional”. Ele também agradeceu apoio já recebido da Câmara Municipal para a elaboração da Cartilha do Circo onde está previsto, entre outros itens, a crianças com vida itinerante – filhos de artistas – o direito de serem matriculadas em escolas públicas onde esteja o circo, e lamentou a falta do ensino de artes nesses estabelecimentos. “Ali se formaria um público mais interessado”.

Texto: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)