Presidência

Bairro Independência quer soluções para problemas

Secretários municipais e vereador Melo estiveram na reunião, nesta terça-feira Foto: Tonico Alvares
Secretários municipais e vereador Melo estiveram na reunião, nesta terça-feira Foto: Tonico Alvares

O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Sebastião Melo (PMDB), esteve reunido com a Associação de Moradores e Amigos do bairro Independência (Amabi) na noite desta terça-feira (11/8). No encontro, no Colégio Rosário, os moradores do bairro e do entorno expuseram as dificuldades que, segundo informaram, vêm enfrentando em relação à segurança, iluminação pública, degradação das calçadas, sinaleiras, lixo, badernas durante a noite e trânsito. Na oportunidade, compareceram representantes da Smov, Smic, EPTC, Compac, BM, Smam, DMLU, Fasc e do Hospital Presidente Vargas (HPV).

Dionio Kotz, da Amabi, justificou o pedido de comparecimento dos órgãos do governo. “A solução para as nossas reivindicações passa pela determinação de ações conjuntas desses órgãos”, disse. O secretário da Smam, Professor Garcia, informou que algumas medidas já foram tomadas em relação as solicitações da comunidade. “Já estamos providenciando podas e fiscalização para verificarmos licenciamento ambiental em estabelecimentos comerciais”.

Carlos Cazartelli, presidente do HPV, pediu providências em relação ao silêncio no entorno do hospital e segurança para os funcionários que chegam para o turno da noite. “Diariamente temos gente assaltada”, disse Cazartelli. Os moradores pediram ainda policiamento mais ostensivo e retirada dos mendigos que dormem em frente aos estabelecimentos comerciais. Falaram também sobre o aumento do consumo de cack no bairro. “Fumam em frente aos colégios e assaltam os estudantes”.

Parcerias

Da Brigada Militar, o major André Luiz, do 9º Batalhão, informou que a BM já vem realizando um trabalho preventivo nos bairros Floresta e São Geraldo. “Temos tido bons resultados”, ressaltou informando que todas as ações da Brigada necessitam da parceria dos demais órgãos públicos. “Segurança pública é um conjunto de esforços”, disse. Na opinião de André Luiz, a BM não pode ser responsabilizada isoladamente pelos atos de vandalismo denunciados pelos moradores. “A Brigada pode ajudar, mas sozinha não pode ser responsável”.

O secretário da Smov, Mauricio Dziedricki, elogiou a iniciativa da Amabi. “Iniciativas como essa fortalecem as políticas públicas”. Falou do projeto que a Smov está lançando – Porto Alegre mais Luz, onde a prefeitura, a partir de setembro, pretende substituir boa parte da rede de iluminação da cidade. “Uma rua iluminada diminui em 70% o risco de assalto” informou o secretário. Falou ainda em relação à degradação das calçadas.

“Outra proposta que estamos lançando é o projeto Cuidar da Calçada é Legal”, disse Dziedricki salientando que  na próxima segunda-feira (17/8) será feita uma caminhada no Centro da Cidade para o lançamento da campanha. “Também podemos vir aqui neste bairro para um trabalho de conscientização dos moradores”, considerou o secretário. Ele ressaltou que o recapeamento no asfalto da Avenida Independência já mudou o ar do bairro.

Relatório

Melo também elogiou a iniciativa dos moradores. “Depois que estive aqui na semana passada e vi as reivindicações e organização de vocês, me senti no dever de voltar e tentar ajudar”. Informou que será feito um relatório das reivindicações que deverá ser encaminhado ao prefeito José Fogaça. “Vamos encaminhar à secretaria de Governança Local para providências”, prometeu o vereador.

Regina Andrade (reg. prof. 8423)