Homenagem

Banda Saldanha recebe Comenda Porto do Sol

Cerimônia ocorreu na sede da entidade

  • Entrega da Comenda Porto do Sol à Banda Saldanha. Na foto, presidente da CMPA, Cássio Trogildo, entrega o título ao presidente da Banda.
    Fonseca disse que é uma honra receber a Comenda (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Entrega da Comenda Porto do Sol à Banda Saldanha. Na foto, presidente da CMPA, Cássio Trogildo, entrega o título ao presidente da Banda.
    Cassio observou que Saldanha é patrimônio cultural da cidade (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
Neste domingo (24/7), a Câmara Municipal de Porto Alegre concedeu a Comenda Porto do Sol à Sociedade Recreativa Beneficente e Cultural Banda da Saldanha Marinho, conhecida como Banda Saldanha, que completa 38 anos de história neste ano. Esta honraria, Projeto de Resolução 052/15, foi aprovada em 16 de junho deste ano. A proposição foi apresentada pelo presidente da Câmara, vereador Cassio Trogildo (PTB), que entregou a comenda na sede da Banda Saldanha, na Avenida Padre Cacique, 1355. 

Para Trogildo, a Saldanha "é uma instituição de organização e mobilização popular histórica de Porto Alegre. Mais que apenas uma banda de samba, ela já faz parte do patrimônio sociocultural da cidade. E, como toda mobilização popular, nasceu dentro de uma comunidade. Há 37 anos, desde sua criação, no Bairro Menino Deus, é fruto do que representa e promove até hoje: uma grande confraternização entre amigos". 

O parlamentar afirma que "a Banda Saldanha não somente trouxe a alegria do samba para as ruas, mas também adotou diversas ações sociais que nasceram por toda a cidade de Porto Alegre. Utilizando a paixão dos gaúchos, seus fundadores difundiram a solidariedade na Capital, por meio do samba e do churrasco", ressalta o vereador. Também contou que a Banda Saldanha, que no dia 12 de outubro completa seus 38 anos, "começou com o aniversário do Pedro Diogo, que é seu presidente, há 38 anos e nunca mais parou de trazer alegria a nossa a cidade". 

A Banda Saldanha está na sua atual sede faz oito anos. O presidente Pedro Diogo da Fonseca falou sobre a honra de receber esta comenda. "Nós, Banda Saldanha, nos sentimos muito honrados, que é mais um (prêmio) que nós recebemos nessa história", afirma o presidente. Pedro Diogo também se referiu ao público que estava presente acompanhando a cerimônia. "Vocês fazem parte desta história, sem vocês a gente não teria chegado a esse lugar também", agradecendo aos presentes.

Texto: Guilherme Sampaio (reg. prof. 18405)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)