Entrada Gratuita

Banda Trabalhos Espaciais Manuais lança segundo EP

O grupo instrumental de Porto Alegre fará dois shows no Teatro Glênio Peres, na sexta e no sábado, às 20 horas.

Banda instrumental Trabalhos Espaciais Manuais - III Mostra de Artes Cênicas e Música do Teatro Glênio Peres
Os 10 músicos mesclam vários estilos com uma pitada de jazz (Foto: Divulgação)

A III Mostra de Artes Cênicas e Música do Teatro Glênio Peres, da Câmara Municipal de Porto Alegre, apresenta, nesta semana, a banda instrumental Trabalhos Espaciais Manuais (TEM). O grupo fará dois shows com entrada gratuita, nesta sexta-feira (24/11) e neste sábado (25/11), às 20 horas, livres para todos os públicos.

Os ingressos para os espetáculos estão disponíveis na Seção de Memorial da Câmara (Avenida Loureiro da Silva, 255, térreo), das 9 às 12 horas e das 13h30min às 18 horas. Atenção: esses horários valem somente até sexta-feira. Depois disso e no sábado, as entradas começarão a ser distribuídas meia hora antes das apresentações no saguão do Teatro Glênio Peres, que fica no 2º piso da Câmara. Assim como os ingressos, o estacionamento é gratuito. Informações: (51) 3220-4318.

A TEM é uma orquestra de música popular formada por 10 músicos que surgiu em Porto Alegre (RS) e atua desde 2013. A banda desenvolveu uma sonoridade própria e conquistou o público em apresentações com formato de bailes-shows. "Estilos como o samba, o funk e o rock'n'roll são misturados com pitadas de jazz, em uma atmosfera dançante permeada por temas marcantes e solos catárticos", divulga o grupo. Nos shows na Câmara, a TEM vai mostrar 11 composições, entre novas e antigas.

Festivais

O primeiro EP, que reúne quatro canções, foi lançado em 2015. A partir daí, a TEM ampliou seu público e participou de diversos festivais, como o Tum Tum instrumental, o Festival Porto-Alegrense de Bandas Instrumentais, o Fête de la Musique, em Florianópolis (SC), e o M.A.T.E (Música, Arte, Tecnologia e Educação). Em 2017, a faixa Farofa de Banana foi selecionada para a coletânea John Armstrong Presents AfroBeat Brazil, lançada mundialmente em plataforma de streaming e em vinil duplo pelo selo londrino Barely Breaking Even (BBE). 
Em julho deste ano, a TEM lançou o single Cada Dia um Novo Amor e iniciou a campanha de financiamento coletivo para a gravação do segundo EP. Os dois trabalhos foram realizados em parceria com o músico e produtor Sérgio Soffiatti (da Orquestra Brasileira de Música Jamaicana e do músico André Abujamra). 

Fazem parte da TEM: Daniel Hartmann (guitarra), Diego Schütz (teclado), Ettore Sanfelice (baixo), Felipe Mantovani (trombone), Gustavo Gaspar Almeida (percussão), Gabriel Sacks Ocampos (bateria), João Pedro Cé (guitarra), Luciana de Mello (percussão), Rafael Druzian de Castro (sax tenor) e Tomás Dornelles Piccinini (sax alto). A direção musical é da própria banda. João Pedro Cé também assina a produção executiva. Completam a ficha técnica: Bruno Barros (assistência de produção executiva), Clauber Scholles (técnico de som), Thais Andrade (iluminação) e Nathaly Weber (assessoria de imprensa).

As próximas atrações da III Mostra

24/1120 horasBanda Trabalhos Espaciais ManuaisMúsicaLivre
25/1120 horasBanda Trabalhos Espaciais ManuaisMúsicaLivre
1º/1220 horasSimplesmente Flamenco – Tablado AndaluzDança Livre
2/1220 horasSimplesmente Flamenco – Tablado AndaluzDança Livre
8/1220 horasSeteOito – ImpermanênciasDançaLivre
9/1220 horasSeteOito – ImpermanênciasDançaLivre
15/1215 horasA Arca de NoéTeatro InfantilLivre
16/1216 horasA Arca de NoéTeatro InfantilLivre

Texto: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)