Homenagem

Besouro Agência recebe Troféu Câmara Municipal

  • Sessão Solene de Outorga do Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre a Besouro Agencia de Fomento Social.
    Na foto, a partir da esquerda: Ricardo Gomes, Mendes Ribeiro, Vinícius Mendes Lima e Iara Wortmann (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Sessão Solene de Outorga do Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre a Besouro Agencia de Fomento Social. Na foto, Vinícius Mendes Lima, CEO da agência
    Vinícius Mendes Lima tem cargo executivo na agência (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Besouro Agência de Fomento Social de Porto Alegre recebeu o Troféu Câmara Municipal, nesta sexta-feira (29/3), das mãos do vereador Mendes Ribeiro (MDB). Ele foi o proponente da homenagem, e a sessão foi presidida pelo vereador Ricardo Gomes (PP). Também participaram do evento os vereadores João Carlos Nedel (PP), Felipe Camozzato (Novo), a secretária-adjunta da Educação de Porto Alegre, Iara Wortmann, o deputado estadual Edson Brum (MDB) e o CEO da Besouro, Vinicius Mendes Lima.

Mendes Ribeiro justificou a outorga afirmando que a Besouro, fundada em Porto Alegre há 13 anos, passou a atuar internacionalmente, consequência da abnegação de seu CEO, para ele “um grande batalhador”. Segundo Mendes Ribeiro, na contramão do pessimismo, Mendes Lima e a sua equipe fundaram a agência e promoveram um modelo de ensino de empreendedorismo entre os jovens, "com grande competência, de modo que a metodologia é copiada no mundo todo". “É a única experiência desse tipo com jovens e com eficiência comprovada”, garantiu Mendes Ribeiro. O vereador comentou que as comunidades envolvidas com a Besouro movimentam R$ 6 milhões por mês em negócios, pilotados por jovens retirados da vulnerabilidade.

Ao agradecer a homenagem, Mendes Lima lembrou que tentou uma cadeira na Câmara Municipal, mas depois descobriu a oportunidade de contribuir socialmente com outra proposta de ação. Recordou ter começado como voluntário percorrendo diversas cidades do país. Sua primeira experiência foi a implantação de um projeto-piloto na Vila Bom Jesus de Porto Alegre. “Alguns já ganham R$ 10 mil por mês", informou. Salientou a importância dos professores como irradiadores da metodologia de ensino maker, desenvolvida pela Besouro. 

Ricardo Gomes disse que os empreendedores da Besouro saem de baixo da pirâmide social e enfrentam os mesmos problemas do modelo capitalista brasileiro. Em sua opinião, há excesso de burocracia, leitura equivocada dos números da economia, os quais travam o sentido social do desenvolvimento do mercado, em suas relações de produção e consumo. 

Abrangência 

A agência de fomento social Besouro atua em diversas comunidades nas favelas da Rocinha, no Rio de Janeiro, e da Villa 31, em Buenos Aires, na Argentina. São160 municípios atendidos em 11 países, com quatro mil alunos cadastrados. Eles recebem seis mil horas de treinamento, em média.

Texto: Fernando Cibelli de Castro (reg. prof. 6881)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

 

Tópicos:fomento socialBesouro Agência